Topo

Grêmio faz propostas e pode anunciar 'pacote' com Rodriguez, Burdisso e Leandro Almeida

Zagueiro Guillermo Burdisso, possível reforço do Grêmio, para a temporada 2012 - Divulgação/Rosario Central
Zagueiro Guillermo Burdisso, possível reforço do Grêmio, para a temporada 2012 Imagem: Divulgação/Rosario Central

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/02/2012 12h00

A direção do Grêmio está prestes a anunciar um "pacote" de reforços que conta com dois estrangeiros e um brasileiro. O meia uruguaio Cristian Rodriguez, do Porto, o zagueiro argentino Guillermo Burdisso, que está emprestado ao Arsenal Sarandi, e o também defensor brasileiro Leandro Almeida, do Dínamo de Kiev, receberam propostas. Otimista, a direção de futebol espera confirmar contratações até a próxima semana.

Rodriguez, de 26 anos, tem contrato com o Porto até junho e dificilmente continuará no clube português. Das 18 partidas disputadas, o uruguaio atuou em apenas oito e esteve em campo 387 minutos. Mesmo com proposta de um clube italiano, os gaúcho estão otimistas em formalizar a contratação até a próxima semana.

"Como não tem nada oficial, são especulações. Conheço o jogador da seleção uruguaia, fisicamente forte, de combate. Faz o lado esquerdo agudo e de combate. Gosto muito. Vamos aguardar", disse o técnico Caio Júnior.

Já Guillermo Burdisso, irmão do zagueiro da Roma, tem 23 anos, 1,90 de altura e pertence ao Rosário Central. Seus direitos são divididos entre o clube e um grupo de empresários. Atualmente ele defende o Arsenal Sarandi, por empréstimo. A tentativa do Grêmio é adquirir a parte do Rosario dos direitos do atleta.

Leandro Almeida é do Dínamo de Kiev. Outro defensor, tem 24 anos, 1,88 de altura e está na Ucrânia desde 2009. Esta negociação é um pouco mais complicada, mas também está na pauta gremista.

A direção de futebol do Grêmio vê Cristian Rodriguez mais perto de acerto, mas admite publicamente ter feito proposta por todos os jogadores. Até agora, 11 atletas já foram contratados. O último deles é Facundo Bertoglio, que vem do Dínamo de Kiev.

Caso feche com o trio, a cota de estrangeiros estará completa, com 3, número máximo que pode atuar ao mesmo tempo em competições nacionais. Além disso, o grupo finalmente deixará de receber jogadores, chegando a 14 contratações para a temporada 2012. 

A lista de reforços tem: Sorondo [que rescindiu após lesão], Pablo, Grolli, Naldo, Felipe Nunes, Léo Gago, Souza, Bertoglio, Kleber, Marco Antonio, Marcelo Moreno, e agora pode receber Leandro Almeida, Cristiam Rodriguez e Guillermo Burdisso.