Topo

Instituto alemão aponta Brasileiro como o 4º campeonato mais forte do mundo

Do UOL, em São Paulo

21/02/2012 11h02

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), instituto alemão famoso por seus estudos polêmicos sobre o esporte, divulgou nesta terça a lista dos campeonatos mais fortes do mundo neste século. Segundo os pesquisadores, o Brasileiro é o quarto no ranking, atrás apenas do Inglês, do Espanhol e do Italiano.

A ordem da lista é a mesma do ano passado e a IFFHS não deixa claro quais critérios utiliza para somar os “pontos” que determinam o torneio mais forte. Logo atrás do Brasileiro estão os campeonatos Alemão, Francês e Argentino. Holanda, Portugal e México completam a lista dos dez melhores.

A posição do Brasil no ranking pode ser um sinal da evolução que o futebol no país apresentou nos últimos anos. Com a economia verde-amarela em crescimento e a grave crise europeia, clubes nacionais têm conseguido resistir ao assédio dos gigantes do Velho Continente.

Atualmente, a base da seleção brasileira também atua em território nacional, com nomes como Neymar, Ganso, Lucas e Leandro Damião. Além disso, nos últimos anos os clubes ainda conseguiram repatriar jogadores importantes como Ronaldinho Gaúcho, Vagner Love e Luis Fabiano, entre outros.

Curiosamente a lista sai em um momento difícil para o futebol inglês. Apesar do campeonato local seguir forte e disputado, só Arsenal e Chelsea seguem vivos na Liga dos Campeões, sendo que o primeiro levou 4 a 0 do Milan no jogo de ida.

Além disso, a seleção local também está em crise. Sem renovação e mergulhada em polêmicas, a equipe perdeu recentemente o técnico Fabio Capello, que pediu demissão por não aceitar que o zagueiro Terry perdesse a braçadeira de capitão por ser acusado de racismo.