Topo

Torcidas de Fla, Flu e Vasco usam redes sociais para desafiar MP e suspensões

Torcedores do Vasco caminham em direção ao Engenhão para clássico no Brasileirão-11 - Julio César Guimarães/UOL
Torcedores do Vasco caminham em direção ao Engenhão para clássico no Brasileirão-11 Imagem: Julio César Guimarães/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/02/2012 10h53

Punidas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na terça-feira, torcidas organizadas de Flamengo, Fluminense e Vasco usaram as redes sociais para comentar as suspensões recebidas por atos de violência. Urubuzada, Young Flu e União Vascaína desafiam a decisão ao assegurar presença na primeira rodada da Taça Rio através da Internet. Os três clubes entram em campo nesta quarta-feira pelo segundo turno do Estadual.

Torcidas organizadas de Fla, Flu e Vasco são suspensas por atos de violência

  • UOL Esporte

    As torcidas organizadas União Vascaína, Urubuzada, Torcida Jovem do Flamengo, Young Flu e Torcida Força Jovem do Vasco, foram punidas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A medida foi tomada porque as organizadas descumpriram itens do Termo de Ajustamento de Conduta. Com isso, elas não garantiram a segurança dos torcedores nos estádios e em suas redondezas. As suspensões são referentes às duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2011.

Sem se manifestar nas redes sociais, a Torcida Jovem do Flamengo e a Torcida Força Jovem do Vasco – organizadas que também foram punidas pelo MP-RJ – não foram encontradas pela reportagem do UOL Esporte para comentar a punição. Através de nota oficial, publicada em sua página no Facebook, a Young Flu confirma que apoiará a equipe em jogo contra o Resende, em Volta Redonda.

“A torcida foi sim punida e cumpriu suspensão de um jogo, no jogo Fluminense x Bangu, no sábado de Carnaval (18/02). Estando livre para colocar suas faixas e bandeiras e a entrada de seus componentes na estreia da Taça Rio, assim como esteve na semifinal e final da Taça Rio”, informa o comunicado.

A Young Flu foi suspensa por um jogo. Isso porque os integrantes da organizada tricolor lançaram artefatos explosivos na partida entre Fluminense e Vasco, pela penúltima rodada do Brasileirão-2011. A União Vascaína se envolveu no incidente e também recebeu suspensão por uma partida. Integrantes da organizada usaram o Twitter para contestar a decisão do MP.

“A União Vascaína é e sempre será contra qualquer tipo de violência! Antes de julgarem a nossa torcida, apurem os fatos! Aos integrantes não se abalem, sabemos que o nosso único objetivo é apoiar ao Vasco, e continuaremos todos juntos pelo Vasco”, comenta o Twitter oficial da torcida. O Vasco joga às 19h30, em São Januário, contra o Bonsucesso.

A Urubuzada, suspensa por dois jogos do Campeonato Estadual por armar uma emboscada à Força Jovem do Vasco no dia 3 de dezembro, também se manifestou através do Twitter. “A torcida poderá representar a Nação normalmente em todos os jogos. Isso já passou. Explicaremos com calma! Julgo injusta [punição do MP]. Explicaremos, mas nossa história mostra nossa índole! Somos uma torcida do bem!”. O Fla encara o Boavista, às 22h, em Macaé.

As cinco torcidas foram punidas pelo MP-RJ por terem descumprido normas de segurança nos estádios nos clássicos regionais das duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2011. Elas descumpriram itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).