Topo

Luxemburgo indica "homens de confiança" e altera perfil de reforços do Grêmio

Vanderlei Luxemburgo indica reforços e muda perfil dos futuros contratados pelo Grêmio - Edu Andrade/Agência Freelancer
Vanderlei Luxemburgo indica reforços e muda perfil dos futuros contratados pelo Grêmio Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/03/2012 06h02

O Grêmio ainda não fechou seu elenco, mesmo que a primeira competição do ano já tenha passado da metade. Após demitir Caio Júnior e contratar Vanderlei Luxemburgo, a busca incessante por reforços segue no Olímpico. O treinador, inclusive, alterou drasticamente o perfil dos futuros jogadores.

Não param de chegar jogadores ao Grêmio

  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

    Werley [de rosa] será apresentado oficialmente pelo Grêmio nesta quinta e é o 13º reforço em 2012

Antes as metas eram Cristian Rodrigues e Burdisso. Eles não foram esquecidos, mas saíram da prioridade. No primeiro caso o Grêmio esbarrou na não renovação de contrato entre o uruguaio e o Porto. No segundo a pedida do Rosario Central assustou. Mas o esforço não foi hercúleo para reverter o quadro. Pelo contrário, o clube do Olímpico, resignado, desistiu.

Isto porque não eram nomes do agrado de Luxemburgo. O próprio Facundo Bertoglio, contratado pouco antes da demissão de Caio, é um desconhecido aos olhos do atual técnico, que admite precisar de alguns dias para saber onde o utilizar.

O quadro do ex-meia do Dínamo de Kiev lembra muito o que aconteceu com Miralles logo de sua chegada. Indicado por Renato Gaúcho, o argentino mal pôde ser escalado uma vez pelo técnico que pediu sua contratação. Renato foi demitido, Miralles caiu no ostracismo e hoje está afastado dos planos.

Luxa já mudou o perfil de contratações. Tal fato é referendado pelos dois últimos nomes anunciados: Pará e Werley. O primeiro, por exemplo, sequer era uma posição que o Grêmio esparava anunciar atletas. Até porque já havia três laterais direitos [Gabriel, Mário Fernandes e Edílso] e dois esquerdos [Julio Cesar e Bruno Collaço] no elenco.

A indicação do treinador, que conhecia ambos de times anteriores, pesou muito para as contratações. Assim, ambos já desembarcam em Porto Alegre como "homens de confiança" do comandante. Como era Léo Gago com Caio Júnior.

A torcida gremista espera que tais novos atletas rendam o esperado, diferente do que ocorria até então. O Grêmio estreia no segundo turno do Gauchão no domingo, contra o Cerâmia, em Gravataí, às 16h.