Topo

Queda de luz deixa lançamento de livro de Paulo André mais confuso que estádio lotado

Livro conta trajetória profissional desde as categorias de base até o título brasileiro - Divulgação
Livro conta trajetória profissional desde as categorias de base até o título brasileiro Imagem: Divulgação

Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo

01/03/2012 20h28

Um incidente acabou transformando o lançamento do livro do zagueiro Paulo André em uma confusão comparável à entrada de um estádio de futebol lotado. O evento estava previsto para as 19h desta quinta-feira, porém uma queda de energia poucos minutos do seu início fez com que tudo o que havia sido planejado fosse reorganizado na base do improviso.

ATLETA FALA DO ESQUEMA DE 'BOLAS MURCHAS' NA FINAL DO BRASILEIRÃO

“Colocamos dez jogadores dentro da área para afastar o perigo. (...) Ele pedia ao juiz outra bola, já que a primeira estava murcha. (...) Percebi que o cobrador permaneceu estático, mostrando que aquela bola também não tinha condições de jogo. Tive vontade de rir. Fazia parte do folclore do futebol, mas eu nunca havia presenciado isso numa partida tão decisiva. Os gandulas haviam murchado a bola para atrasar o jogo."

O apagão na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista aconteceu às 18h30. Por uma hora, mesmo no escuro, Paulo André concedeu entrevistas e autografou exemplares do livro iluminado por luzes de câmeras de jornalistas. 

Neste momento, cerca de 100 pessoas se aglomeraram  dentro e fora da livraria, misturando fãs, convidados e jornalistas. Sem previsão de retorno da energia elétrica, os organizadores decidiram levar o evento para o hall dos cinemas do centro comercial.

O cinema, entretanto, não contava com a estrutura adequada e a solução foi improvisar. Mesas foram montadas às pressas e os fãs foram alinhados para pedir autógrafos no livro.

A confusão atrapalhou a presença de convidados mais ilustres ao evento. O ex-jogador Ronaldo e os atacantes Émerson Sheik e Adriano fizeram passagens rápidas pelo local e saíram cercados de seguranças, sem conceder entrevistas.

O Jogo da Minha Vida conta a trajetória de Paulo André desde a época em que foi dispensado das categorias de base do São Paulo até o momento em que foi campeão brasileiro com o Corinthians, em 2011. O livro está sendo vendido por R$ 39,90 e a tiragem inicial é de 15 mil exemplares.

Segundo o próprio Paulo André, a ideia do livro é mostrar ao público geral o cotidiano dos jogadores profissionais de grandes clubes. Em rápida entrevista durante à festa de lançamento do livro, ele disse que muita gente acompanha futebol, mas poucas sabem o que realmente acontece nos clubes.

Em meio a todos os fãs que compareceram à festa de seu livro, Paulo André também se disse surpreso. Afirmou ainda que pretende avaliar a repercussão de sua primeira publicação para, quem sabe, lançar uma segunda. "Se o primeiro vender bem, posso pensar no próximo", disse ele.

Colega de Corinthians, Fabio Santos esteve presente no lançamento do livro e também se surpreendeu com a quantidade de pessoas no evento. “Realmente está um pouco difícil de conseguir falar com ele, mas isso só mostra o prestígio e como o Paulo André é querido pela torcida”, afirmou.

Por causa do apagão, a livraria não conseguiu calcular quantas livros foram vendidos na festa.

"SUPERFÃ" CORINTIANO ESCOLHE CONHECER ZAGUEIRO PAULO ANDRÉ