Topo

"Clone" de Mourinho, Villas-Boas é demitido do Chelsea e repete fracasso de Felipão

André Villas-Boas não justificou no Chelsea o status de "clone" de seu ex-chefe - Ian Kington/AFP
André Villas-Boas não justificou no Chelsea o status de "clone" de seu ex-chefe Imagem: Ian Kington/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/03/2012 10h47

O português André Villas-Boas, de 34 anos, não é mais técnico do Chelsea. O clube londrino informou seu desligamento na manhã deste domingo. A equipe passa a ser comandada, provisoriamente, pelo auxiliar Roberto Di Matteo.

Campeão do Português, da Liga Europa e da Copa de Portugal com o Porto na temporada passada, Villas-Boas fazia até então campanha irregular com o clube inglês.

Na Premier League, a equipe ocupa a quinta colocação, fora da zona de classificação para a Champions League, com 46 pontos, 20 a menos do que o líder Manchester City.

Na principal torneio continental da Europa, o time se classificou para a segunda fase a duras penas. E, logo no primeiro jogo das oitavas de final, perdeu para o Napoli, fora de casa, por 3 a 1, precisando de uma vitória por 2 a 0 ou por três gols de diferença no jogo da volta para se classificar.

O Chelsea foi eliminado da Copa da Liga inglesa pelo Liverpool e ainda está vivo na Copa da Inglaterra. Empatou o jogo da 5ª rodada por 1 a 1 com o Birmingham e joga a partida de volta nesta segunda-feira.

O comunicado emitido no site oficial do Chelsea fala que o clube é grato aos serviços do português e expressa seu "desapontamento” por a relação ter acabado de maneira tão precoce.

"Infelizmente os resultados e performances do time não foram bons o suficiente e não mostravam um sinal de melhora em um momento-chave da temporada", diz trecho da nota.

Villas-Boas apareceu com destaque no futebol europeu na temporada passada por seu trabalho com o Porto e chegou a ser comparado e classificado como "clone" de seu compatriota José Mourinho, atualmente no Real Madrid, de quem foi auxiliar durante vários anos.

A carreira do agora desempregado treinador caminhava de maneira parecida com a de Mourinho, pelo fato de ter também feito um bom trabalho no time de Portugal e depois ter sido contratado pelo Chelsea, mesmo caminho feito por seu ex-chefe em 2004.

O Chelsea não demitia um treinador no meio da temporada por maus resultados desde 2009, quando Luiz Felipe Scolari, atual comandante do Palmeiras, caiu do clube.