Topo

Juan sofre com racismo e esbraveja na derrota da Roma para a rival Lazio em clássico italiano

Juan em ação durante o clássico; zagueiro foi insultado e reagiu pedindo silêncio à torcida rival - AP Photo/Riccardo De Luca
Juan em ação durante o clássico; zagueiro foi insultado e reagiu pedindo silêncio à torcida rival Imagem: AP Photo/Riccardo De Luca

Do UOL, em São Paulo

04/03/2012 12h54

O meio-campista brasileiro Hernanes marcou um gol e foi um dos destaques na vitória da Lazio por 2 a 1 sobre a Roma, neste domingo, no estádio Olímpico, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Italiano.

Mas o clássico, sempre muito tenso, foi marcado  por mais um episódio de racismo por parte da torcida da Lazio, conhecida por perseguir jogadores negros.

O zagueiro brasileiro Juan, após ouvir coros racistas, chegou a pedir aos torcedores rivais que ficassem em silêncio ao colocar o dedo indicador sobre a boca, mirando o olhar para a arquibancada.

Ele também fez uma cobrança veemente sobre o árbitro da partida, que nada fez naquele momento. Os alto-falantes do estádio pediram aos torcedores que interrompessem os coros.

Com a bola rolando, Hernanes marcou logo aos 9min do primeiro tempo , convertendo cobrança de pênalti que foi assinalado em cima do alemão Klose. O goleiro holandês Stekelenburg, da Roma, foi expulso pela falta na jogada.

A Roma empatou sete minutos depois, com Borini. Mas, com um homem a mais em campo, o time azul marcou o tento da vitória aos 26min da segunda etapa, com Zauri.

Com o triunfo, a Lazio foi a 48 pontos e ainda mantém o sonho da conquista do título. A equipe da capital está seis pontos atrás do líder Milan e a três da Juventus, segunda colocada.

Além de Hernanes e Juan, outros cinco brasileiros estiveram em campo. Taddei, Fábio Simplício e Marquinho, pela Roma, e Matuzalém e André Dias, pela Lazio.

Veja os outros resultados da rodada:

Parma 1 x 2 Napoli
Fiorentina 2 x 0 Cesena
Lecce 2 x 2 Genoa
Siena 3 x 0 Cagliari
Udinese 0 x 0 Atalanta