Topo

Fla afasta Renato por problemas cardíacos e meia não tem previsão de volta

Renato apresentou alterações em exame cardíaco e foi afastado sem previsão de volta - Julio César Guimarães/UOL
Renato apresentou alterações em exame cardíaco e foi afastado sem previsão de volta Imagem: Julio César Guimarães/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/03/2012 17h45

Exames de rotina acusaram alteração cardíaca em Renato Abreu. O meia foi afastado por precaução nesta segunda-feira e não tem retorno previsto. O departamento médico do Flamengo marcou análises complementares do jogador para esta terça, mas só irá liberá-lo para atividades físicas após os resultados dos novos testes. 

"O Renato tinha marcado previamente exames de rotina e apresentou pequena alteração nos testes cardíacos. Era um teste de ergometria e a parte cardiológica foi testada. Por precaução, tiramos ele do treino e ele só volta após os resultados dos exames detalhados", disse o médico do Flamengo, Márcio Tannure.

Agora, Renato Abreu será acompanhado pelo cardiologista do clube Serafim Borges. Alguns exames já foram marcados para esta terça-feira, mas ainda sem previsão da divulgação de resultados. "Coração não é brincadeira. Não podemos arriscar. O coração do Renato apresentou um trabalho diferente hoje [segunda] e tivemos que parar logo. Problema no coração não é igual ao muscular e precisa ser investigado", afirmou o especialista.

Sem atuar na vitória do Flamengo sobre o Duque de Caxias por 2 a 1 no domingo, Renato Abreu era esperado no treino desta segunda-feira no Ninho do Urubu. Mas já ficou de fora da atividade. Com o afastamento prévio do meia, o técnico Joel Santana terá mais um problema para escalar o time para partida de quinta-feira, às 19h30, contra o Emelec-EQU pela Copa Libertadores.

O treinador sofre com a lista de jogadores no departamento médico. Airton fraturou o pé esquerdo e deve ficar afastado por dois meses. Willians foi reavaliado no último sábado e desfalcará o Fla por duas ou três semanas. O goleiro Felipe levou pancada na cabeça contra o Duque de Caxias, desmaiou e teve que deixar a partida de ambulância. Ele fez exames em um hospital e, embora tenha recebido alta, ficará em repouso por uma semana - perderá o jogo pela Libertadores e o clássico contra o Fluminense. A boa notícia ficou por conta de Léo Moura. O lateral treinou nesta segunda e animou a comissão técnica.