Topo

CBF divulga tabela do Brasileirão e inverte clássicos na última rodada

Campeonato Brasileiro de 2012 começa no dia 20 de maio e termina em 2 de dezembro - Marco Antonio Rezende/UOL
Campeonato Brasileiro de 2012 começa no dia 20 de maio e termina em 2 de dezembro Imagem: Marco Antonio Rezende/UOL

Do UOL, em São Paulo

08/03/2012 09h40

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira a tabela do Campeonato Brasileiro de 2012, que começa no dia 20 de maio e termina em 2 de dezembro.

CLÁSSICOS DA ÚLTIMA RODADA

O formato que reserva clássicos estaduais para a última rodada foi mantido, mas a CBF inverteu a ordem para os times de Rio e São Paulo: desta vez haverá confrontos entre Fluminense x Vasco, Flamengo x Botafogo, São Paulo x Corinthians e Santos x Palmeiras. 

No ano passado, os clássicos que fecharam o campeonato foram Vasco x Flamengo, Botafogo x Fluminense, Corinthians x Palmeiras e São Paulo x Santos.

A CBF voltou a deixar o Fla-Flu para o meio da tabela, tendo a possibilidade de marcar o primeiro jogo entre Flamengo e Fluminense para o dia 7 de julho, data do centenário do clássico carioca. De acordo com a agenda divulgada, o Fla-Flu está programado para dia 8 de julho, um domingo. 

Um detalhe é que a tabela básica divulgada ainda cita o Engenhão como estádio para ambos os clássicos cariocas da última rodada. Em 2011, esse problema se arrastou até a última hora, e a CBF teve a sorte de que apenas Vasco e Flamengo tinham algo em jogo na partida final. Assim, o Clássico dos Milhões ficou no Engenhão, e o jogo Fluminense x Botafogo foi para Volta Redonda.

A última rodada contará ainda com os clássicos Grêmio x Internacional, Atlético Mineiro x Cruzeiro e Náutico x Sport. Portuguesa x Ponte Preta, Coritiba x Figueirense e Atlético-GO x Bahia completam a jornada.

A primeira rodada do Brasileirão, no domingo dia 20 de maio, terá clássicos regionais como Botafogo x São Paulo, Vasco x Grêmio e Corinthians x Fluminense. O atual campeão brasileiro, por sinal, terá uma tabela mais complicada do que no ano passado nas rodadas finais: Coritiba em casa, Inter fora, Santos em casa e São Paulo fora são os quatro últimos adversários. 

A tabela divulgada pela CBF nesta quinta-feira ainda está no formato básico. A Diretoria de Competições da entidade anunciou a publicação da tabela detalhada, com datas exatas e horários dos jogos, até o dia 20 de março.