Topo

Conselho europeu pressiona Fifa a explicar escândalo envolvendo Teixeira e Havelange

Fifa precisa ser clara em explicar esquema de propina, conclui relatório - Ana Carolina Fernandes/ Folhapress
Fifa precisa ser clara em explicar esquema de propina, conclui relatório Imagem: Ana Carolina Fernandes/ Folhapress

Do UOL, em São Paulo

08/03/2012 09h16

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa quer que a Fifa explique escândalos ocorridos nos últimos anos na entidade. De acordo com o site Sports Illustrated, os legisladores pressionam o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a apresentar documentos que provem a idoneidade de João Havelange e Ricardo Teixeira, acusados de terem recebido propina para negociar transmissões da Copa do Mundo.

Havelange e Teixeira teriam recebido US$ 50 milhões para favorecerem a empresa de marketing esportivo ISL, que faliu em 2001.

De acordo com o jornalista inglês Andrew Jennings, autor do livro “Jogo Sujo”, a Fifa teria feito acordo com a Justiça suíça em que devolveria o dinheiro obtido de forma ilegal, conseguindo sigilo na sentença do caso ISL.

O relatório do Conselho europeu pede para que a Fifa publique na íntegra os documentos judiciais e demais informações ligadas ao suposto esquema de corrupção envolvendo Havelange e Teixeira. Blatter prometeu publicar um dossiê tribunal no ano passado.

Além da intenção de dissecar esse escândalo, o Conselho europeu cobra explicações sobre a eleição presidencial da Fifa. O então candidato da oposição Bim Hammam foi expulso das atividades desportivas após descoberta de tentativa de compra de votos.

O Conselho quer saber se Joseph Blatter sabia e se até mesmo teve envolvimento no esquema de compra de votos. Assim como no caso ISL, o Conselho exige a apresentação de documentos da Fifa explicando o assunto.