Topo

Ex-são-paulino faz de calcanhar, e Sporting bate City; Atlético ganha com gol à la Messi

Xandão comemora gol de calcanhar que definiu a vitória do Sporting sobre o City - AFP PHOTO/ PATRICIA DE MELO MOREIRA
Xandão comemora gol de calcanhar que definiu a vitória do Sporting sobre o City Imagem: AFP PHOTO/ PATRICIA DE MELO MOREIRA

Do UOL, em São Paulo

08/03/2012 16h55

Os golaços deram o tom dos jogos de ida das oitavas de final da Liga Europa. O ex-são-paulino Xandão marcou de calcanhar o tento da vitória do Sporting diante do poderoso Manchester City por 1 a 0. Já Salvio chegou a perder um gol incrível, mas fez dois, sendo um à la Messi, e comandou a tranquila vitória do Atlético de Madri sobre o Besiktas por 3 a 1, na capital espanhola.

Diante disso, o Sporting necessita de um simples empate no jogo de volta, dia 15 de março, para avançar no torneio europeu. Caso consiga, irá vingar seu rival Porto, que foi eliminado pelo próprio City na fase anterior. Já os ingleses precisam de vitória por dois ou mais gols para selar a vaga ainda no tempo normal.

Esperava-se que o City pudesse lembrar seu desempenho diante do Porto. Até criou duas boas oportunidades no primeiro tempo. Em uma delas, aos 11min, o goleiro Rui Patrício fez uma difícil defesa em cabeçada de Kolo Touré. Barry também assustou os portugueses.

No geral, porém, o Sporting atacou mais. E essa postura ofensiva ficou evidente no segundo tempo. Para ajudar, o City se mostrou uma equipe até certo ponto preguiçosa. Desta forma, a equipe portuguesa chegou ao seu primeiro gol. Aliás, um golaço.

Aos 6min, Xandão aproveitou rebote do goleiro Hart e, de calcanhar, colocou os portugueses em vantagem. Ele e seu compatriota Anderson Polga estiveram muito bem em campo e anularam as principais peças do rival. No final, o polêmico Balotelli acertou o travessão, mas não evitou o revés do Manchester City.

SALVIO LEMBRA MESSI E DECIDE VITÓRIA PARA O ATLÉTICO DE MADRI

Já o Atlético de Madri encaminhou sua vaga à fase quartas de final. Aliás, o time de Diego Simeone precisou de um tempo para praticamente definir seu resultado positivo. Criou muitas oportunidades e não deu espaços para o Besiktas. E o nome da etapa inicial foi Salvio (foto). Aos 18min, apareceu livre e sem goleiro dentro da área, mas desperdiçou. Mas se redimiu em grande estilo. Aos 23min, Bateu de esquerda. 1 a 0. Apenas três minutos tarde, lembrou Messi. Viu o goleiro Gönen e tocou por cima. Aos 36min, outro golaço. Desta vez, anotado por Adrián. O Besiktas descontou no 2º tempo, com Simão.