Topo

Renato passa bem após cirurgia no coração e fica em observação até domingo

Renato Abreu ficará em observação no quarto do hospital pelas próximas 24 horas - Julio César Guimarães/UOL
Renato Abreu ficará em observação no quarto do hospital pelas próximas 24 horas Imagem: Julio César Guimarães/UOL

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/03/2012 13h30

Renato Abreu passa bem após cirurgia cardíaca realizada na manhã deste sábado. O jogador do Flamengo foi internado em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro para a colocação de um catéter no coração para corrigir a arritmia que o impedia de jogar futebol. Agora, o atleta de 33 anos irá para o quarto e ficará em observação até às 10h de domingo. Em contato com o UOL Esporte, Serafim Borges, médico do clube, confirmou o sucesso da operação.

#dev_albumEmbed010('tagalbum','51982')

GAÚCHO GANHA DEFESA NO FLAMENGO

  • Fla Imagem

    Quando chegou ao Flamengo, no início de 2011, Ronaldinho Gaúcho trazia na bagagem a vontade de voltar a brilhar e fazer o time conquistar campeonatos. De lá para cá, o clube conquistou um Estadual e a vaga na Copa Libertadores. Nesse período, o jogador alternou bons e maus momentos. Com a atual má fase, ele passou a ser alvo de vaias da torcida. Mas assim como ocorreu no caso de Deivid - que perdeu um gol feito contra o Vasco -, os jogadores rubro-negros tomaram partido de Ronaldinho, não concordam com as críticas e fecharam apoio ao astro.

O procedimento consiste na inserção de um catéter pela virilha do jogador, até o lado direito do coração. A operação durou cerca de três horas. Caso a recuperação de Renato Abreu siga de acordo com os planos do departamento médico do Flamengo, ele ficará afastado do clube por um período de sete a dez dias. Em seguida, será entregue aos médicos.

A partir desse momento, o clube planejará novos exames físicos para Renato. De acordo com a assessoria de imprensa do Flamengo, um teste de esteira está marcado para daqui a duas semanas. Se o atleta receber o aval do departamento médico, ele retoma os treinamentos em 18 dias.

O procedimento cirúrgico invasivo foi realizado pelo médico Eduard Saad, acompanhado dos doutores Serafim Borges e Claudio Baldi, que comentou sobre o estado de saúde de Renato Abreu. “Consideramos a cirurgia um sucesso. O coração do Renato é totalmente normal, só tendo a taquicardia do coração que foi corrigida plenamente com o procedimento realizado hoje [sábado]. O atleta poderá voltar a praticar atividades físicas e jogar futebol sem nenhum tipo de problema”, disse Baldi.

Renato recebeu a vista da presidente Patrícia Amorim, mostrou confiança em uma rápida recuperação e já fez planos para a volta ao Flamengo. "Meu objetivo a partir de agora é voltar a atuar no Maracanã reformado e conquistar títulos com a camisa do Flamengo neste estádio que tanto amo", comentou.

Exames de rotina realizados na última segunda-feira acusaram uma alteração cardíaca em Renato Abreu. O meia foi afastado por precaução e passou por série de procedimentos para que a causa da arritmia fosse descoberta. O departamento médico do Flamengo marcou análises complementares para o jogador logo em seguida.

O meia demonstrou tranquilidade para lidar com o problema desde o início. Em entrevista ao jornal Extra, ele afirmou que o caso era apenas um "susto" e um "alarme falso". Nesta sexta-feira, mesmo dia do anúncio de que passaria por uma cirurgia, Renato acompanhou o nascimento de seu terceiro filho.