Topo

Novo presidente da CBF, Marin assume comando do Comitê Organizador da Copa

12/03/2012 13h01

Com a renúncia de Ricardo Teixeira, a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agora pertence a José Maria Marin. Vice-presidente mais velho da entidade, o cartola é muito ligado à Federação Paulista de Futebol (FPF), da qual já foi presidente. Aliado de Marco Polo del Nero, mandatário da Federação Paulista (FPF), Marin é contestado por presidentes de outras federações regionais, que sugerem um rodízo no poder durante a ausência de Teixeira.

Prestes a completar 80 anos, Marin foi jogador de futebol. Ele atuou pelo São Paulo nos anos 50, sem conseguir muito destaque. O maior feito de Marin nos campo foi o vice-campeonato paulista em 1950.

Depois que deixou os gramados, Marin se arriscou na política. Apadrinhado de Paulo Maluf, ele teve uma ascensão meteórica: foi vereador e deputado estadual pela Arena, partido da ditadura, e acabou sendo escolhido para ser governador de São Paulo no início dos anos 80.

Em 1982, ele assumiu a presidência da FPF, cargo que ocupou até 1988. Na época, foi aliado de Nabi Abi Chedid, um dos homens fortes da CBF.

No final dos anos 2000, Marin voltou a tentar a sorte na política, com candidaturas fracassadas para a prefeitura de São Paulo e o Senado. A última aparição pública do cartola antes da saída de Ricardo Teixeira foi na entrega do troféu da Copa São Paulo de Juniores. Marin foi flagrado colocando no bolso uma medalha que seria destinada aos jogadores do campeão Corinthians.