Topo

"Pastor do Santos", Brum fecha com São Gonçalo e quer levar cidade natal a Tóquio

Brum, que jogará a terceira divisão do Carioca, defendeu o Santos entre 2008 e 2010 - Tárlis Schneider / Agência Freelancer
Brum, que jogará a terceira divisão do Carioca, defendeu o Santos entre 2008 e 2010 Imagem: Tárlis Schneider / Agência Freelancer

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

14/03/2012 16h47

O volante Roberto Brum, que ficou conhecido como ‘pastor do Santos’ nos últimos anos - por causa de suas pregações em público e também pelo fato de resolver crises internas na Vila Belmiro - voltou ao cenário do futebol brasileiro. O atleta de 33 anos acertou com o São Gonçalo Esporte Clube e disputará a terceira divisão do Campeonato Carioca.

O jogador aceitou o projeto que visa colocar o clube de sua cidade natal na primeira divisão do Rio de Janeiro. O jogador, que sempre foi irreverente em suas entrevistas, não perdeu o costume ao falar de seu novo clube, que diferente do ‘centenário Santos’, foi criado no inicio deste ano.

Brum acredita que o São Gonçalo pode repetir a façanha do Santos em 2011, e chegar a disputar o Mundial de Clubes da Fifa.

BRUM ACONSELHAVA NEYMAR NO SANTOS

  • Ricardo Saibun/Santos FC

    Fora de campo, o volante ajudou os treinadores a resolverem crises internas no elenco santista

“Se tivermos a união na cidade de São Gonçalo, que existe na cidade de Santos, o clube poderá disputar uma final de Mundial em Tóquio”, disse o volante ao UOL Esporte.

O ex-volante do Santos possui até argumentos para defender sua tese ousada e cita a presença de outro jogador experiente no grupo – o goleiro Silvio Luiz, ex-São Caetano e Corinthians. Segundo Brum, os dirigentes do clube se espelham na equipe paulista, que teve o mesmo inicio dos cariocas e chegou a disputar a final da Copa Libertadores da América, em 2002, quando foi derrotado para o Olímpia, do Paraguai.

“Confio muito no projeto do São Gonçalo. Vocês podem achar que é loucura, mas os dirigentes aqui têm razão em lembrar do São Caetano. A motivação também aumenta pois o Silvio Luiz, goleiro do São Caetano nessa trajetória, está aqui para ajudar e passar a experiência vivida no ABC”, declarou Brum, que chegou ao Santos em 2008 comparando a situação do clube com a de uma águia e virou sucesso no Youtube.

Além de Brum e do goleiro Silvio Luiz, o São Gonçalo fechou a cota permitida de três jogadores acima dos 23 anos para disputar a terceira divisão do carioca, com a contratação do atacante Marco Brito, que defendeu Fluminense, Vasco, Coritiba e outros clubes.

Brum assinou contrato até o final de setembro deste ano e deve estrear no próximo dia 25. O jogador está mantendo a forma física com o fisioterapeuta, Rômulo Freitas, que foi convocado nesta quarta-feira para defender a seleção brasileira olímpica de Ney Franco.

Após deixar o Santos no início de 2011, Brum atuou no Alki Lanarca, do Chipre (país que fica ao sul da Turquia), e recusou uma proposta do XV de Piracicaba para disputar o Campeonato Paulista deste ano.

“Aceitei o São Gonçalo pela história que tenho na cidade. O local que o time treina foi a primeira escola de futebol, o Mauá. A cidade tem quase 1,5 milhão de habitantes. Há três anos eu apresentei a chave da cidade, tive a honra de fazer a oração apresentando a cidade a Jesus. Eu fui criado aqui, jogando futebol descalço nos campinhos da cidade”, concluiu.