Topo

Edmundo demonstra nostalgia e vê semelhanças em elenco atual e Vasco de 1997

Edmundo não esconde a nostalgia em voltar ao Vasco para o seu jogo de despedida - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Edmundo não esconde a nostalgia em voltar ao Vasco para o seu jogo de despedida Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/03/2012 11h00

Não vai faltar emoção nos dias de Edmundo até 28 de março, quando se despede oficialmente do futebol pelo Vasco, contra o Barcelona de Guayaquil, em São Januário. O clima de nostalgia domina o ex-jogador. Campeão Brasileiro pelo clube em 1997, Edmundo quebrou o recorde individual da competição na época ao marcar 29 gols. Mas se engana quem pensa que o esquadrão vascaíno é incomparável.

CARLOS ALBERTO SE APOIA NO FILHO E ENCARA SOLIDÃO POR 'ÚLTIMA CHANCE'

  • Vinícius Castro/UOL Esporte

    Carlos Alberto não disputa uma partida oficial desde 27 de novembro de 2011, quando entrou em campo pela última vez vestindo a camisa do Bahia. Devolvido ao Vasco, ele conta os segundos para voltar a jogar futebol enquanto treina afastado do elenco cruzmaltino. A solidão só é amenizada pela companhia do filho Lucca, de 2 anos, e pelo apoio constante dos torcedores. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte admitiu erros, tristezas e não escondeu a ansiedade de poder atuar novamente.

Muito pelo contrário. Com autoridade para falar sobre a questão, Edmundo observa inúmeras semelhanças com o elenco atual cruzmaltino, considerado por ele vencedor após conquistar a Copa do Brasil do ano passado. O Animal promoveu uma lista envolvendo os dois times (confira abaixo) durante entrevista coletiva, na última sexta-feira, e fez apenas duas ressalvas.

“Guardamos os momentos, mas o Dedé é muito melhor do que o Odvan (risos). O restante era muito parecido. A principal diferença é que na época não tínhamos lateral direito [Maricá e Válber se revezaram na função]. Hoje, o Vasco tem o Fagner”, comentou.

Atualmente, Edmundo exerce a profissão de comentarista na televisão e descarta o retorno ao futebol mesmo indo bem em sua despedida. “Nem tenho chance de voltar. Apenas em outra função. Isso não descarto. Amo e tenho prazer em estar no Vasco. Também nem sequer tenho pretensão de ser jornalista, não estudei para isso. Apenas estou vivendo um momento no qual as emissoras estão optando por ex-jogadores para comentar futebol”.

AS COMPARAÇÕES DE EDMUNDO ENTRE O VASCO DE 1997 (ESQ.) E O DE 2012 (DIR.)

"Em épocas diferentes, mas por exemplo: o Dedé (D) é muito melhor do que o Odvan (E) era em 1997 (risos)".
"Vejo o Nilton (D) e o Nasa (E) muito semelhantes. Os dois só saem para destruir ali na frente da defesa".
"Vejo muito do meu futebol (E) no Diego Souza (D). São muitas semelhanças. A característica de jogo é praticamente a mesma que usava".
"O Alecsandro (D) faz a função que era do Evair (E). Os dois são homens de área. O futebol de hoje é outro, mas algumas coisas não mudam".
"Se você comparar o Carlos Germano (E) de 1997 com o Fernando Prass (D) de agora verá que são muito parecidos. O estilo é o mesmo praticamente".
Felipe e Juninho são idênticos aos de 1997. Só mudou a forma como atuam, com mais tranquilidade, visão de jogo. Os remanescentes daquela época de Vasco".