Topo

Marco Polo Del Nero substitui Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa

Dirigente paulista iniciou sua carreira esportiva em 1972, como conselheiro do Palmeiras - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Dirigente paulista iniciou sua carreira esportiva em 1972, como conselheiro do Palmeiras Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 16h14

Marco Polo Del Nero, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), será o substituto de Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), entidade responsável por indicar o dirigente para ocupar o cargo.

ELE DEIXOU A VAGA

  • Sérgio Lima/Folhapress

    Na última segunda-feira, alegando questões pessoais, o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, renunciou a sua cadeira co Comitê Executivo da Fifa. A renúncia foi o último ato de Teixeira dentro do futebol, e sucedeu sua saída da CBF e do Comitê Organizador da Copa. LEIA MAIS

O anúncio oficial ainda não foi feito pela Fifa, mas Del Nero Del Nero já participará da próxima reunião da Fifa, nos dias 29 e 30 de março, em Zurique, na Suíça. O Comitê Executivo da Fifa é composto por 24 membros e sua principal atribuição é escolher as sedes das Copas do Mundo. O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, renunciou no início desta semana ao cargo no Comitê, alegando problemas pessoais.

Néstor Benítez, porta-voz da Conmebol, afirmou que a escolha pelo nome de Del Nero se deu pela "vontade da maioria das dez associações nacionais que compõem a Conmebol. A decisão será transmitida à Fifa nas próximas horas".

Com a nomeação de Del Nero, a Conmebol volta a ter três representantes no comitê da Fifa. Os outros dois são o paraguaio Nicolás Leoz (presidente da Conmebol) e o argentino Julio Grondona, vice-presidente sênior da Fifa.

Del Nero, nascido em São Paulo há 71 anos, foi reeleito em 2011 como presidente da FPF para um mandato de três anos. Em 2006, foi o chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo da Alemanha. Advogado por formação, o paulista iniciou sua carreira como dirigente esportivo em em 1972, como membro do conselho fiscal do Palmeiras.

Depois de vários anos atuando no clube alviverde, Del Nero ingressou, em 1985, no Tribunal de Justiça Desportiva da FPF, do qual foi presidente entre 1988 e 2002.  Um ano depois, foi eleito presidente da própria FPF. Em 2007, assumiu uma cadeira de membro do Comitê Executivo da Conmebol.

Del Nero venceu a disputa pela vaga no Comitê da Fifa derrotando o boliviano Romer Osuna, tesoureiro da Conmebol, o uruguaio Eugenio Figueredo e o venezuelano Rafael Esquivel.