Topo

Vanderlei Luxemburgo é condenado a 1 ano e meio de prisão por fraude em Tocantins

Vanderlei Luxemburgo foi condenado a 1 anos e 6 meses de prisão por fraude em Tocantins - Edu Andrade/Agência Freelancer
Vanderlei Luxemburgo foi condenado a 1 anos e 6 meses de prisão por fraude em Tocantins Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

24/03/2012 00h38

O técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, foi condenado por "transferência eleitoral fraudulenta", publicou nesta sexta-feira a 29ª vara do Tribunal Regional Eleitoral de Palmas,  no Tocantins. A pena definida foi prisão por 1 ano e 6 meses. Porém, por ter bons antecedentes, Luxemburgo teve punição revertida em pagamento de 100 salários mínimos e prestação de serviços à comunidade.

Segundo o Tribunal, Luxemburgo declarou residir há três meses na capital tocantinense a fim de transferir para lá seu domicílio eleitoral. A manobra visava concorrer a cargo político no futuro. Porém, um documento público apresentado pelo treinador foi considerado falso.

A defesa de Luxa argumentou que o técnico havia somente errado o preenchimento dos documentos necessários para troca. No entanto, tal hipótese foi afastada.

Por transferência eleitoral fraudulenta, previsto no artigo 289 do Código Eleitoral, Luxa poderia pegar até 5 anos de prisão. No entanto, além dos pagamentos e do serviço social, ele ficará inelegível por prazo de 8 anos.

A tentativa frustrada de troca de domicílio eleitoral ocorreu em 2008. Desde então o caso é julgado e teve sentença publicada nesta sexta-feira. Os 100 salários mínimos pagos por Luxemburgo serão repassados para o Centro Educacional Nossa Senhora de Lourdes.

A reportagem do UOL Esporte tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do técnico Vanderlei Luxemburgo, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.