Topo

Bilbao ofusca brilho de Raúl, vira sobre o Schalke e vê semi da Liga Europa perto

Llorente (esq.) comemora um de seus gols na vitória do Athletic sobre o Schalke 04 - REUTERS/Ina Fassbender
Llorente (esq.) comemora um de seus gols na vitória do Athletic sobre o Schalke 04 Imagem: REUTERS/Ina Fassbender

Do UOL, em São Paulo

29/03/2012 17h58

O experiente Raúl tinha tudo para ser o nome do jogo entre Schalke 04 e Athletic Bilbao pela ida das quartas de final da Liga Europa. Deu assistências, marcou dois gols, sendo um golaço, e até deu ‘rolinho’. Do outro lado, porém, tinha uma equipe que havia eliminado o Manchester United e surpreendeu outra vez. Arrancou uma sensacional virada por 4 a 2, fora de casa.

Agora, a equipe basca pode até perder por 2 a 0 ou 3 a 1 no jogo de volta para confirmar sua passagem às semifinais. Já o Schalke precisa de uma vitória, por exemplo, por três gols de diferença para evitar a desclassificação.

Os espanhóis, que têm o maior número de representantes nesta fase do torneio continental (três), venceram outra no dia. O Atlético de Madri ganhou em casa de outro alemão, o Hannover, por 2 a 1. Já o Valencia foi até a Holanda caiu diante do AZ por 2 a 1. Quem também venceu foi o Sporting (2 a 1 sobre o Metalist).

Era o Schalke que ditava o ritmo do jogo em Gelsenkirchen. Mas o Athletic Bilbao marcou primeiro. Aliás, graças a um erro grotesco de Hildebrand. O goleiro do time alemão não conseguiu segurar chute de Susaeta. Atento, o atacante Llorente mandou para o fundo das redes.

Para sorte do goleiro, que poderia se tornar um vilão, o experiente Raúl tratou de empatar apenas dois minutos mais tarde. Enquanto a equipe basca até deu alguns sustos nos contra-ataques, o Schalke 04 criava as melhores chances. O espanhol Raúl era o mais perigoso. Chegou a dar um ‘rolinho’ perto da linha de fundo.

Hildebrand sequer voltou para o segundo tempo. Mas isso não teve a ver com sua falha. O goleiro sentiu uma lesão. Por outro lado, tinha em campo Raúl. Ele era o melhor em campo e virou o jogo, aos 13min, após um golaço. A vitória parecia certa. Mas o Athletic tinha Llorente. E, aos 28min, ele igualou. A partir, os bascos cresceram e viraram, aos 36min, com Marcos. Nos acréscimos, Muniain completou a vitória. 4 a 2.

VALENCIA CAI NA HOLANDA; ATLÉTICO DE MADRI GANHA COM GOL NO FINAL

Exceção feita ao surpreendente Athletic Bilbao, o futebol espanhol teve um dia complicado. O Atlético de Madri (foto) suou para bater outro alemão, o Hannover, por 2 a 1, em plena capital espanhola. O tento da vitória foi anotado apenas aos 44min do segundo tempo, com Salvio. Mesmo assim, se perder por 1 a 0 no jogo de volta, estará fora do torneio continental.

O Valencia, dos brasileiros Diego Alves e Jonas, até criou algumas boas oportunidades e estava segurando o empate diante do AZ até o final do jogo. No entanto, sofreu um gol de Martens, aos 34min, e foi derrotado por 2 a 1.

CLEITON XAVIER MARCA EM REVÉS DO METALIST PARA O SPORTING

A partida entre Sporting e Metalist prometia. O primeiro eliminou o poderoso Manchester City na fase anterior. Já o segundo entrou em campo como dono do ataque mais positivo do torneio europeu, com 25 gols anotados. Essas credenciais ficaram ‘esquecidas’ no primeiro tempo em Lisboa.

A história, porém, acabou sendo bem diferente na etapa final. Izmailov fez logo aos 6min. Depois, aos 19min, Insua ampliou e deixou os portugueses próximos da vitória. No final, o brasileiro Cleiton Xavier descontou e deu sobrevida aos visitantes.