Topo

Mano diz contar com Kaká e se confunde ao analisar Ronaldinho

Ronaldinho e Kaká foram analisados por Mano Menezes nesta quinta-feira - Alessandro Garofalo/Reuters
Ronaldinho e Kaká foram analisados por Mano Menezes nesta quinta-feira Imagem: Alessandro Garofalo/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/03/2012 16h25

As más atuações de Ronaldinho pelo Flamengo não tiram o sono de Mano Menezes. Em entrevista ao Arena SporTV, o treinador da Seleção Brasileira pediu que o jogador seja avaliado apenas pelo seu desempenho com a camisa verde-amarela. No entanto, em outro momento, o técnico pediu que o camisa 10 fosse na seleção, o jogador decisivo que é no clube carioca.

"Kaká pode ser importante em 2014"

  • Mano Menezes também analisou o meio-campo Kaka, fora das Olimpiadas e das ultimas convocações mesmo recuperado de lesão. “Penso que ele pode ser importante para a Copa de 2014. A próxima temporada vai dizer se Kaka pode jogar pela Seleção Brasileira uma nova copa”, disse, explicando ainda sua ausência na lista para a Olimpiada. “Ele precisa uma boa pré-temporada, que acontece bem no período da Olimpíada. Prefiro levar um grupo jovem, do que o Kaka se eu acredito que ele possa estar lá”.

“Ele oscilar no clube não deve ser o mais importante. Seu desempenho mais importante deve ser na seleção”, disse em um primeiro momento. “Ele ainda é um jogador decisivo, só precisamos que isso seja um parâmetro e que se repita na seleção. Ontem mesmo ele colocou o Vagner Love na cara do gol”, exemplificou o treinador, fazendo justamente o contrário do que ele próprio solicitou.

Mesmo assim, Mano foi claro ao dizer que não está satisfeito com o desempenho de Ronaldinho e que ainda não encontrou o camisa 10 ideal. “Claro que ainda não foi o suficiente. Gostaria muito de ter na seleção um jogador intenso que colocasse seguidamente o atacante na cara do gol”, completou.

Segundo o comandante, a dedicação do jogador durante as convocações é o que determinará o seu futuro. “Ele precisa ter aquele comportamento de campeão do mundo, nos transmitir empenho e vamos continuar analisando tudo isso que será fundamental na sua permanência”.

MANO TAMBÉM FALOU SOBRE...

ROBINHO“Não é o mesmo caso do Kaká. Quando você não ganha uma Copa, você se desgasta. Para ele, o mais adequado seria dar um descanso da seleção.”
LISTA OLÍMPICADestes 52, faremos uma próxima lista de 35 e mais tarde 18, mais quatro – sendo um goleiro - de stand by. Se acontecer alguma lesão, sou obrigado a retirar destes quatro. Olimpiada não é um torneio Fifa, então precisamos conversar com o jogador, treinador e diretoria. Se não for liberado, já temos um novo problema.
PRINCIPAIS RIVAIS“Eu penso que as duas melhores seleções são Alemanha e Espanha. Vejo a Alemanha como a equipe que mais cresceu após o último Mundial.”
TIME BASE“Não estamos atrasados, mas não temos algumas definições. Penso que muitos jogadores que estarão em Londres, estarão na Copa. Penso que na Copa das Confederações, o brasileiro terá uma seleção definida”.
EXEMPLO MARCELO“Hoje a gente vê um jogador mais maduro, mais preparado. E isso tem a ver com as decisões que tomamos e queremos que tenha um mesmo final com outros jogadores. Muitas vezes você não fala tudo, porque não tem razão de expor um profissional”
COMPORTAMENTO"Não vejo o problema da seleção como a falta de talento, vejo mais como uma questão estrutural do futebol brasileiro. Você olha para outros grupos de jogadores e não vê grupos melhores que o nosso. É uma necessidade de mudar mentalmente o comportamento destes jogadores em relação aos outros".