Topo

Lenny exalta avó, critica rótulo de 'playboyzinho' e se arrepende de ter deixado o Palmeiras

Lenny diz que futebol valoriza quem veio de baixo e se orgulha por atenção da avó - Mario Angelo/Folha Imagem
Lenny diz que futebol valoriza quem veio de baixo e se orgulha por atenção da avó Imagem: Mario Angelo/Folha Imagem

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

04/04/2012 06h00

Lenny carrega o rótulo de jogador “criado pela avó”. A expressão dita por Vanderlei Luxemburgo, então seu técnico no Palmeiras, traduzia o estilo “bem criado” do atacante, mimado em certos momentos. Aos 24 anos, o jogador se diz orgulhoso por ter tido a presença da avó na juventude e critica a cultura do futebol de valorizar basicamente aqueles que tiveram infância pobre.

Muitos me olham diferente só porque eu sou branquinho, com cabelo arrumadinho. No futebol se vangloria quem diz que veio do subúrbio, como se só quem viesse do morro pode ser jogador. Se for por isso, eu vim da Vila da Penha, onde o Romário veio. Não tive berço de ouro e eu sustento a minha família.

Lenny, atacante do Boavista-RJ

Em entrevista ao UOL Esporte, ele classifica a cultura do futebol como “hipócrita”, onde atletas que tiveram infâncias saudáveis são vistos como “playboyzinhos”.  

“Eu sou mesmo criado pela minha avó. E fui muito bem criado por ela. Tenho orgulho disso. Às vezes julgam um jogador pela criação dele. O futebool é hipócrita porque se dá valor ao cara que não teve boa criação na infância, como se ser bem cuidado fosse algo que incomoda, de ‘playboy’. Se eu não tivesse sido criado pela minha avó eu não estaria em pé hoje” , revelou Lenny.

Atualmente na reserva do Boavista, clube que disputa o Campeonato Carioca, Lenny se arrepende de ter deixado o Palmeiras no início do ano passado.

O atacante deixou o time alviverde no início do ano passado, se transferindo para o Figueirense. Lenny diz que tomou a decisão errada e conta que a equipe catarinense acabou prejudicando sua carreira.

Lenny diz que o retrocesso na carreira ocorreu devido ao período sem jogar no Figueirense, no ano passado, e acusa o time do Sul de ter errado no tratamento físico e médico de atletas do elenco, acarretando problemas musculares. Jogadores tiveram de refazer cirurgias por conta de supostos erros do DM do Figueirense, acusa Lenny.

“Não havia estrutura no Figueirense. Pior, eles estavam trazendo mais problemas físicos ao elenco. Digo mais: vou dar nomes de jogadores que tiveram que fazer uma, duas cirurgias para correção. Teve o Rafael Moreno, o Rafael. Prova de que tem algo grave acontecendo lá”, acusou.

Confira a entrevista:

UOL Esporte – Você se arrepende de ter deixado o Palmeiras?

Lenny – Me arrependo demais. Na época meu empresário apresentou proposta do Figueirense. Eu vinha de recuperação de grave lesão no Palmeiras e não estava jogando. Pensei que seria um passo para trás [ir para o Figueirense], e dois para frente depois. Então aceitei. Eu vinha de recuperação de lesão no Palmeiras, mas acabaram me fritando no Figueirense [ele jogou apenas uma partida, por 8 min]

No futebol, quando uma pessoa fala que o lugar ideal para morar é na favela, tudo soa muito bonito. Vamos parar com essa hipocrisia. Bom é poder morar de frente para a praia.

UOL Esporte – Se você não tivesse deixado o Palmeiras, você acredita que teria espaço no time de Felipão?

Lenny – Creio que sim. Se eu não tivesse saído do Palmeiras eu estaria bem fisicamente e não teria problemas como tive no Figueirense, que não há cuidado no tratamento físico dos jogadores.

Nota da Redação: O Figueirense negou ter havido erro no tratamento clínico e acusou Lenny de buscar culpados para sua passagem apagada pelo clube

UOL Esporte – Você diz que o futebol é hipócrita. Por quê?

Lenny – Futebol é muito hipócrita. Muitos me olham diferente só porque eu sou branquinho, com cabelo arrumadinho. No futebol se vangloria quem diz que veio do subúrbio, como se só quem viesse do morro pode ser jogador. Se for por isso, eu vim da Vila da Penha, onde o Romário veio. Não tive berço de ouro e eu sustento a minha família. No futebol, quando uma pessoa fala que o lugar ideal para morar é na favela, tudo soa muito bonito. Vamos parar com essa hipocrisia. Bom é aquele que pode morar de frente para a praia.

UOL Esporte – E como está sendo esse período no Boavista?

Lenny – Vejo com bons olhos. Estou bem de novo. Apesar de não ser um clube grande do Rio, o Boavista tem uma boa estrutura de trabalho. Eu estava precisando disso. Quero voltar a jogar bem, retornar a um time de elite e sei que isso eu terei que mostrar em campo.