Topo

Maradona desiste de participar de audiência adiada sobre sua dívida com o Fisco italiano

O advogado de Maradona diz que o craque quer assistir à final da Copa da Itália - AFP
O advogado de Maradona diz que o craque quer assistir à final da Copa da Itália Imagem: AFP

Das agências internacionais

Em Roma (Itália)

04/04/2012 09h00

O ex-jogador Diego Maradona não viajará para Napoli para participar da audiência sobre a sua dívida com o Fisco italiano como anunciado anteriormente. Apesar da mudança de postura, o advogado do atual técnico do Al Wasl (Emirados Árabes Unidos) afirmou que o argentino deseja "fortemente voltar à cidade italiana para provar para o mundo que nunca foi um sonegador de impostos".

Maradona declarou recentemente que gostaria de trabalhar como técnico na Itália e que seria um "sonho treinar o Napoli", equipe pela qual brilhou em campo. O argentino está proibido de entrar no país e corre o risco de ser preso caso cruze as fronteiras italianas.

Segundo Angelo Pisani, advogado de Maradona, na quinta-feira seria realizada uma audiência sobre o recurso de Maradona para provar sua inocência e a “perseguição que durou 25 anos”, mas que o encontro foi adiado porque o presidente “da comissão fiscal provincial fixou uma nova data para decidir sobre a formação de  um novo tribunal”.

Maradona jogou na Itália durante a segunda metade da década de 1980 e as autoridades locais dizem que o craque argentino tem uma dívida de 40 milhões de euros com o tesouro do país.

A dívida aumenta diariamente em três mil euros de juros. Porém, Maradona alega que nunca foi comunicado sobre o pedido de pagamento desses impostos e que se trata de um erro por parte da Equitalia, o órgão público responsável pela cobrança de impostos.

Na tentativa de recuperar os valores cobrados, o fisco já tomou brincos que Maradona utilizava enquanto estava em um centro de emagrecimento no norte da Itália, que foram leiloados em 2010 por 25 mil euros. Em 2006, aproveitando outra visita do astro do futebol, foi confiscado um relógio Rolex avaliado em 11 mil euros.

O advogado de Maradona ainda afirmou que seu cliente tem planos de pisar em território italiano para assistir à final da Copa da Itália entre Napoli e Juventus no dia 20 de maio.