Topo

Trio espanhol vai à semi da Liga Europa e consolida domínio do país no continente

Jogadores do Athletic Bilbao comemoram classificação à semi da Liga Europa - REUTERS/Felix Ordonez
Jogadores do Athletic Bilbao comemoram classificação à semi da Liga Europa Imagem: REUTERS/Felix Ordonez

Do UOL, em São Paulo

05/04/2012 17h57

O futebol espanhol confirmou seu domínio na Europa. Dos oito semifinalistas das duas principais competições continentais, cinco são do país. Essa força ficou retratada nesta quinta-feira, quando Athetic Bilbao, Atlético de Madri e Valencia asseguraram presença nas semifinais da Liga Europa.

A sensação Bilbao, que já havia eliminado o Manchester United, avançou com um empate por 2 a 2 contra o Schalke 04. A vaga veio porque tinha aplicado 4 a 2, na ida, em pleno Alemanha. Com duas assistências do brasileiro Diego, um dos melhores em campo, o Atlético de Madri se classificou ao repetir o placar do primeiro jogo (por 2 a 1) contra outro rival alemão, o Hannover.

Já o Valencia, que tinha perdido o primeiro confronto para o AZ por 2 a 1, viu o ‘zagueiro-artilheiro’ Rami marcar duas vezes na goleada por 4 a 0. Ainda nesta semana, os espanhóis Barcelona e Real já haviam confirmado presença na fase semifinal da Liga dos Campeões. O ‘intruso’ na semi da Liga Europa é o português Sporting (empate por 1 a 1 com o Metalist).

Aliás, dos jogos que envolviam os times espanhóis, o Bilbao tinha a tarefa, teoricamente, mais fácil. No entanto, levaram susto nos primeiros minutos. Os alemães começaram melhores, se mandaram para o ataque e levaram muito perigo. A postura deu certo. Aos 28min, Huntelaar bateu no canto e fez 1 a 0. O Schalke 04 ganhava esperanças.

Mas o ‘balde de água fria’ veio ainda etapa inicial. Aos 41min, Ibai marcou um golaço. O segundo tempo lembrou a primeira parte. O Schalke voltou melhor e ficou em vantagem com um belo gol de Raúl. Porém, teve pouco tempo para comemorar. Susaeta, aos 10min, igualou e definiu a vaga.

DIEGO DÁ DUAS ASSISTÊNCIAS EM VITÓRIA DO ATLÉTICO DE MADRI

Diego não marcou, mas foi o nome do jogo da vitória do Atlético de Madri diante do Hannover por 2 a 1. O meia brasileiro participou dos dois tentos. No primeiro, ele lançou lançou para Adrián Lopez, que parecia ter se atrapalhado com a bola. Ledo engano. O camisa 7 fez um verdadeiro carnaval dentro da área dos alemães. Driblou zagueiro e goleiro antes do tocar para o fundo das redes. Depois, deu passe para o colombiano Falcao (foto) selar a classificação do time espanhol. Diouf fez o gol de honra dos alemães.

'ZAGUEIRO-ARTILHEIRO' COMANDA GOLEADA E VAGA DO VALENCIA

Entre os espanhóis, o Valencia era o único que entrou em campo em desvantagem. Mas tratou de evitar qualquer tipo de surpresa ainda no primeiro tempo. E graças ao zagueiro Rami, que teve uma noite de artilheiro no estádio Mestalla. Ele fez dois dos quatro gols na tranquila vitória do time dos brasileiros Diego Alves e Jonas sobre o AZ por 4 a 0 --Jordi Alba e Hernandez completaram. Aliás, dos brasileiros, o goleiro acabou sendo um mero espectador, enquanto o atacante teve uma atuação discreta.

SPORTING EMPATA E VIRA 'INTRUSO' PORTUGUÊS NA SEMIFINAL

O Sporting terá uma dura missão na fase semifinal da Liga Europa. Tornou-se uma espécie de ‘intruso’ em uma ‘mini-torneio’ Espanhol. E pior: terá pela frente a sensação Athletic Bilbao. Antes, a equipe portuguesa jogava por um simples empate contra o Metalist. E conseguiu. Começou em vantagem, com gol de Wolfswinkel. Cristaldo igualou, mas a equipe dos brasileiro Cleiton Xavier e Taison não tiveram forças para evitar a eliminação.