Topo

Andrés desdenha da escola Barcelona nas categorias de base: "é tudo balela"

Andrés Sanchez citou vitória da equipe sub-17 do Corinthians diante do Barça - Mowa Press/Divulgação
Andrés Sanchez citou vitória da equipe sub-17 do Corinthians diante do Barça Imagem: Mowa Press/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/04/2012 12h02

“Isso de que o Barcelona tem uma escola de futebol, que todo mundo joga igual, é tudo balela.” A polêmica frase resumindo as categorias de base de um dos melhores times da atualidade é de Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e atual diretor de seleções da CBF.

Em entrevista ao programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, o dirigente disse que o padrão adotado pelo Barcelona com seus jogadores mais jovens não tem nada de diferente. O clube catalão e a imprensa europeia relatam que, desde a base, os atletas do Barça já atuam da mesma maneira que o time principal, hoje dono do futebol mais atraente do mundo.

“É fase. O que eles ganhavam cinco, seis anos atrás? Nada. E o que vão ganhar daqui a cinco ou seis anos? Nada, porque Xavi, Iniesta, Messi e todos os outros vão parar de jogar", argumentou Andrés, ignorando os títulos da Liga dos Campeões e do Espanhol que o Barcelona faturou há seis anos. Xavi, Iniesta e Messi passaram pelas categorias de base azul-grená.

O dirigente da CBF foi além. Afirmou ter visitado as instalações do Barcelona e lembrou um duelo envolvendo a base do Corinthians e a base do Barcelona.

“Eu já fui lá e não vi o time de base jogar igual ao profissional. Ainda perderam de 2 a 0 para o sub-17 do Corinthians. A única coisa que eu vi de diferente é que os garotos não têm a obrigação de ganhar", completou Andrés.