Topo

Aos 80 anos, Zagallo aceita indicação para ser o novo vice-presidente da CBF

Zagallo foi convidado pelo presidente da Federação do Rio para assumir o cargo - AFP PHOTO / ANTONIO
Zagallo foi convidado pelo presidente da Federação do Rio para assumir o cargo Imagem: AFP PHOTO / ANTONIO

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 19h15

O ex-técnico Mario Jorge Lobo Zagallo, 80 anos, foi indicado nesta quarta-feira para ser vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) referente a Região Sudeste. A indicação foi feita pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). 

Em rápido contato com o UOL Esporte, Zagallo confirmou o convite, feito por Rubens Lopes, presidente da Ferj, mas não quis se aprofundar na função que irá exercer na entidade máxima do futebol brasileiro. 

"O presidente da Federação do Rio fez um convite para me indicar a vice-presidente da CBF à região centro-sul e depois vou conversar com ele. Tenho serviços prestados à CBD e CBF há muitos anos e tenho que agradecer minha indicação", afirmou o Velho Lobo.
 
O cargo para o qual Zagallo foi convidado está vago desde que Ricardo Teixeira deixou a presidência da Confederação. José Maria Marin, então vice, assumiu o comando da entidade.

Apesar da indicação, não é garantido que Zagallo vá ser o vice-presidente da entidade para a Região Sudeste. O nome do ex-técnico precisa ser aprovado pelas federações que compõem a região. Na divisão da CBF, apenas Rio e São Paulo compõem esta região. Marco Polo Del Nero, 71 anos, presidente da Federação Paulista de Futebol, é o preferido de seu estado.

A indicação de Zagallo pode ser uma tática da Ferj para ganhar força na CBF e impedir que Del Nero seja o vice-presidente mais velho da entidade e possa assumir o cargo numa eventual saída de Marin, seu aliado. O atual presidente da CBF tem 79 anos e assumiu o cargo por ser o vice mais velho na renúncia de Teixeira.

A indicação do vice da Região Sudeste é historicamente dividida entre as federações carioca e paulista, sendo que a última, em 2007, ficou a cargo da FPF, que indicou na ocasião, justamente Marin. 

Zagallo participou pela última vez em algum cargo da CBF em 2006, quando foi coordenador técnico do então técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, no Mundial de 2006, na Alemanha.

Depois disso, foi dispensado pela entidade quando Dunga assumiu o comando técnico do time.