Topo

Democracia Corintiana é tema de coleção voltada para torcedor com fervor religioso

Coleção faz homenagem a movimento surgido no contexto da redemocratização - Divulgação
Coleção faz homenagem a movimento surgido no contexto da redemocratização Imagem: Divulgação

Fabiano Alcântara

Do UOL, em São Paulo

14/04/2012 06h00

O Corinthians lançou nesta sexta-feira a coleção Democracia Corintiana, homenagem aos 30 anos do movimento que uniu futebol, política e comportamento, tornando-se um marco da redemocratização do país. De acordo com o Sílvio Tieppo, gerente de desenvolvimento de produtos da SPR, empresa responsável pela Poderoso Timão, a ideia é aproximar a história do clube às tendências da moda com duas coleções por ano, uma com temática forte, como a Democracia Corintiana, e outra mais descontraída.


Tieppo, cuja empresa também trabalha São Paulo e Vasco e negocia com Botafogo, Internacional e Cruzeiro, diz que cada clube tem uma particularidade que chama a atenção do torcedor na hora de consumir produtos ligados ao clube. Ele exemplifica dizendo que as campanhas do tricolor paulista são focadas em títulos, como a que lançará em breve em homenagem aos 20 anos da primeira Libertadores. No Vasco, os ídolos são o ponto alto. Já no Timão, a história do clube é valorizada. “Muita gente coleciona artigo do Corinthians, o São Jorge, todos os elementos do clube, a camisa vinho que remete o Torino, tudo tem uma grande aceitação. O Corinthians é uma religião, pensamos até em trabalhar o corintianismo  em uma próxima coleção”, diz Tieppo.

A coleção Democracia Corintiana tem mais de 50 peças e previsão é de chegar a 82, ano em que a equipe venceu o primeiro título do bicampeonato paulista. O gerente da SPR disse que a proposta é aproximar a história do clube às tendências de moda, por este motivo foram escolhidas referênciais ao rock and roll, com estampas de guitarras, acabamentos desgatados e peças “lavadas”. O saudosismo aparece também, com réplicas da camisa 8 usada por Sócrates e a 5 de Biro Biroe à liberdade política, simbolizada pela águia, também símbolo da "República Popular do Corinthians".

Tieppo adiantou também que a Poderoso Timão planeja crescer para as regiões Sul e Nordeste. “Em três anos e meio tivemos uma expansão muito rápida. Agora deu uma estabilizada para colocar a casa em ordem”, disse. Hoje, são 110 lojas, 70% delas na Grande São Paulo.