Topo

CBF concede título de patrono a ex-presidente Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, ganhou o título de patrono da entidade - EFE/Antonio Lacerda
Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, ganhou o título de patrono da entidade Imagem: EFE/Antonio Lacerda

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/04/2012 14h33

A CBF decidiu nesta segunda-feira conceder a Ricardo Teixeira um título honorário. O ex-presidente da entidade foi aclamado, em assembleia com presidentes de federações estaduais, patrono da Confederação Brasileira de Futebol.

Teixeira foi presidente da CBF de 1989 até março deste ano, quando renunciou ao cargo em meio a uma série de denúncias envolvendo seu nome. Teixeira, então, deu lugar a José Maria Marin, que acabou convocando a assembleia extraordinária que decidiu pela sua homenagem.

Com o título, Teixeira alcança na CBF o mesmo status do também ex-presidente João Havelange. Havelange presidiu a CBF na época em que a entidade ainda chama-se Confederação Brasileira de Desportos (CBD), de 1956 a 1974. Depois, foi presidente da Fifa até 1998.

Os dois brasileiros têm seus nomes envolvidos em escândalos do futebol internacional, em caso de suborno de altos executivos da Fifa nos anos 90. A Justiça suíça tem tratado do assunto, mas ainda mantém em sigilo o nome dos dois principais dirigentes afetados no episódio. Segundo reportagem da rede de televisão britânica BBC, Teixeira e Havelange são os personagens implicados na trama.

Havelange, atualmente, está internado no Hospital Samaritano, do Rio de Janeiro. Com 95 anos, o ex-presidente da Fifa trata de uma infecção há quase um mês.