Topo

Justiça acata ação do MP contra o Vasco e interdita alojamentos e CT de Itaguaí

O Vasco tem cinco dias para resolver os problemas encontrados em São Januário - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
O Vasco tem cinco dias para resolver os problemas encontrados em São Januário Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/04/2012 20h07

A juíza Ivone Ferreira Caetano acatou nesta quarta-feira o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro para interdição do CT de Itaguaí, que servia para os treinamentos dos jovens, assim como alojamentos e refeitórios na sede de São Januário. A ação foi movida pela promotora Clisanger Ferreira Gonçalves, da Promotoria da Infância e da Juventude, contra o Vasco pela série de irregularidades encontradas em suas categorias de base.

VASCO SOFRE DOIS PROCESSOS, E MP VÊ SEIS IRREGULARIDADES APÓS MORTE

  • UOL Esporte

    Principal problema da gestão Roberto Dinamite, as categorias de base do Vasco seguem dando dor de cabeça ao mandatário. A morte de um garoto de 14 anos nas dependências do clube chamou a atenção para o assunto há quase dois meses, mas o Ministério Público já investiga o futebol amador da equipe desde agosto de 2010. Agora, o órgão foi além e apontou seis irregularidades, que resultarão na próxima semana em dois processos contra o clube. Um movido pela Promotoria da Infância e da Juventude e outro pela Procuradoria do Trabalho.

O Vasco é investigado desde agosto de 2010, mas o processo tomou corpo após a morte de Wendel Junior Venâncio da Silva, de 14 anos, no centro de treinamento de Itaguaí, em 9 de fevereiro. Na ocasião, o local não contava com médicos e equipamentos para socorrê-lo quando ele passou mal.

O Vasco foi intimado no final da tarde desta quarta-feira. A partir da próxima quinta, o clube terá cinco dias corridos para melhorar as condições estruturais dos alojamentos de São Januário. Em caso de não cumprimento da determinação, uma multa diária de R$ 30 mil será aplicada.

Conforme o UOL Esporte divulgou no dia 5 de abril, o Vasco omitiu em um TAC (termo de ajustamento de conduta) a existência do CT de Itaguaí, e não solucionou os problemas dos alojamentos com R$ 4 milhões extras de receitas no ano passado. Entre as irregularidades encontradas em São Januário estão: veículo que transporta os jovens em péssimas condições de conservação, alimentação insuficiente, falta de exames médicos e atendimento especializado, condições precárias dos alojamentos e falta de higiene.

“A ação quer a adequação imediata dos alojamentos em São Januário, como a estrutura existente nos refeitórios do clube. A ação também proíbe a transferência dos jovens até o CT de Itaguaí, que não oferece condições compatíveis. Negociamos com o Vasco antes de tudo isso, mas jamais obtivemos a resposta necessária. É importante que os clubes entendam que têm responsabilidades. Estamos preocupados com novas violações de direitos e trágicos incidentes como o que aconteceu com o Wendel”, explicou a promotora Clisanger Ferreira Gonçalves.

A investigação também se estende a Flamengo, Fluminense e Botafogo. O Ministério Público já detectou problemas no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Novas inspeções serão realizadas nas próximas semanas.