UOL futebol

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/04/18/justica-acata-acao-do-mp-contra-o-vasco-e-interdita-alojamentos-e-ct-de-itaguai.htm
  • Justiça acata ação do MP contra o Vasco e interdita alojamentos e CT de Itaguaí
  • 22/08/2014
  • UOL Esporte - Futebol
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
O Vasco tem cinco dias para resolver os problemas encontrados em São Januário

O Vasco tem cinco dias para resolver os problemas encontrados em São Januário

18/04/2012 - 20h07

Justiça acata ação do MP contra o Vasco e interdita alojamentos e CT de Itaguaí

Do UOL, no Rio de Janeiro

A juíza Ivone Ferreira Caetano acatou nesta quarta-feira o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro para interdição do CT de Itaguaí, que servia para os treinamentos dos jovens, assim como alojamentos e refeitórios na sede de São Januário. A ação foi movida pela promotora Clisanger Ferreira Gonçalves, da Promotoria da Infância e da Juventude, contra o Vasco pela série de irregularidades encontradas em suas categorias de base.

VASCO SOFRE DOIS PROCESSOS, E MP VÊ SEIS IRREGULARIDADES APÓS MORTE

  • UOL Esporte

    Principal problema da gestão Roberto Dinamite, as categorias de base do Vasco seguem dando dor de cabeça ao mandatário. A morte de um garoto de 14 anos nas dependências do clube chamou a atenção para o assunto há quase dois meses, mas o Ministério Público já investiga o futebol amador da equipe desde agosto de 2010. Agora, o órgão foi além e apontou seis irregularidades, que resultarão na próxima semana em dois processos contra o clube. Um movido pela Promotoria da Infância e da Juventude e outro pela Procuradoria do Trabalho.

O Vasco é investigado desde agosto de 2010, mas o processo tomou corpo após a morte de Wendel Junior Venâncio da Silva, de 14 anos, no centro de treinamento de Itaguaí, em 9 de fevereiro. Na ocasião, o local não contava com médicos e equipamentos para socorrê-lo quando ele passou mal.

O Vasco foi intimado no final da tarde desta quarta-feira. A partir da próxima quinta, o clube terá cinco dias corridos para melhorar as condições estruturais dos alojamentos de São Januário. Em caso de não cumprimento da determinação, uma multa diária de R$ 30 mil será aplicada.

Conforme o UOL Esporte divulgou no dia 5 de abril, o Vasco omitiu em um TAC (termo de ajustamento de conduta) a existência do CT de Itaguaí, e não solucionou os problemas dos alojamentos com R$ 4 milhões extras de receitas no ano passado. Entre as irregularidades encontradas em São Januário estão: veículo que transporta os jovens em péssimas condições de conservação, alimentação insuficiente, falta de exames médicos e atendimento especializado, condições precárias dos alojamentos e falta de higiene.

“A ação quer a adequação imediata dos alojamentos em São Januário, como a estrutura existente nos refeitórios do clube. A ação também proíbe a transferência dos jovens até o CT de Itaguaí, que não oferece condições compatíveis. Negociamos com o Vasco antes de tudo isso, mas jamais obtivemos a resposta necessária. É importante que os clubes entendam que têm responsabilidades. Estamos preocupados com novas violações de direitos e trágicos incidentes como o que aconteceu com o Wendel”, explicou a promotora Clisanger Ferreira Gonçalves.

A investigação também se estende a Flamengo, Fluminense e Botafogo. O Ministério Público já detectou problemas no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Novas inspeções serão realizadas nas próximas semanas.

Morte de esportistas
Morte de esportistas

Placar UOL no iPhone