Topo

Atlético bate Valencia com gol de Miranda e show de Falcao; Sporting vira sobre Bilbao

Miranda comemora seu gol na vitória do Atlético de Madri sobre o Valencia - REUTERS/Susana Vera
Miranda comemora seu gol na vitória do Atlético de Madri sobre o Valencia Imagem: REUTERS/Susana Vera

Do UOL, em São Paulo

19/04/2012 18h00

Os brasileiros tiveram participação direta no resultado do confronto espanhol pela rodada de ida das semifinais da Liga Europa. Com assistência de Diego e tento do ex-são-paulino Miranda, o Atlético de Madri bateu o Valencia por 4 a 2, na capital espanhola --Falcao fez dois gols, sendo um golaço. Detalhe: o também brasileiro Jonas anotou um para os visitantes. No outro jogo, a sensação Athletic Bilbao até saiu à frente, mas tomou uma virada do Sporting por 2 a 1, em Lisboa.

A situação do Atlético de Madri é até certo ponto confortável. Pode até perder por um gol de diferença, na próxima quinta-feira. O Valencia necessita de uma vitória, por exemplo, por 2 a 0 para avançar no torneio europeu. No mesmo dia, o Athletic Bilbao precisa ganhar por um triunfo simples, enquanto os portugueses jogam por um empate.

Como já era esperado, a equipe madrilena começou melhor o duelo espanhol. Dava poucos espaços e criava as melhores chances. O gol parecia questão de tempo. E saiu. Aos 17min, o colombiano Falcao Garcia usou a cabeça para fazer 1 a 0.

O Valencia pouco produziu no primeiro tempo. Mesmo assim, o atacante Jonas acabou sendo oportunista nos acréscimos e deixou tudo igual. Mas a equipe do Atlético não sentiu o golpe. Voltou melhor na etapa final e não demorou a ficar em vantagem. E com toque brasileiro. Logo aos 3min, Diego cobrou falta para Miranda desviar para o fundo das redes.

Cinco minutos mais tarde, Adrian bateu cruzado e anotou o terceiro dos madrilenos. O Valencia ainda tentou diminuir o prejuízo. Não conseguiu. E pior. Ainda viu Falcao marcar um golaço. 4 a 1. Assim, o colombiano chegou ao seu 10º tento na atual edição do torneio europeu e se igualou ao holandês Huntelaar, do Schalke 04, no topo da artilharia. No final, Ricardo Costa diminuiu.

'INTRUSO', SPORTING VIRA SOBRE A SENSAÇÃO ATHLETIC BILBAO

A expectativa era saber se o Athetic de Bilbao faria mais uma vítima na Liga Europa. Nas fases anteriores, o time do país basco eliminou Manchester United e Schalke 04. Desta vez, seu rival era o Sporting, o 'intruso' português (os outros três semifinalistas são espanhóis). Até deu sinais de que venceria outra partida como visitante. Aos 9min do segundo tempo, Aurtenetxe marcou. O Bilbao ainda acertou uma bola na trave. Mas a equipe portuguesa não desistiu e virou em um curto espaço de tempo. Aos 30min, Insúa igualou. Cinco minutos depois, Capel marcou o tento da heroica virada.