Topo

Sampaio dá ultimato a Felipão e no elenco: "Nova eliminação causará mudança brusca"

Ex-volante César Sampaio precisa suportar pressão de ser gerente de futebol - Piervi Fonseca/AGIF
Ex-volante César Sampaio precisa suportar pressão de ser gerente de futebol Imagem: Piervi Fonseca/AGIF

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

23/04/2012 18h09

Por enquanto, a pressão dá para ser suportada. Essa foi a conclusão da coletiva do gerente de futebol do Palmeiras, César Sampaio. O dirigente afirmou que a eliminação no Campeonato Paulista estava, até certo ponto, dentro do roteiro traçado no início do ano. Uma nova queda na Copa do Brasil, no entanto, será fatal. Haverá reestruturação ou no elenco ou na comissão técnica.

Após a derrota para o Guarani no último domingo, por 3 a 2, o time de Luiz Felipe Scolari terá como desafio o Paraná, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Sampaio espera ver um outro comportamento do elenco.

"Temos que fazer uma mudança neste próximo jogo. Quando deixarmos de acreditar no grupo ou na comissão sem dúvida vai ter mudança e eu posso ser o primeiro a sair. Eu lembro que quando cheguei aqui disse que esse time era bom e tinha qualidade, que estava apresentando inconstância. Agora, algumas coisas ficaram mais claras e precisamos de uma reação contra o Paraná. Já detectamos algumas coisas e esperamos ver a reação na quarta-feira. Esse não é o futebol que queremos ver desse elenco e isso precisa mudar. Se não mudar a partir de agora, alguma coisa brusca vai acontecer", afirmou Sampaio. 

"A gente começou o ano com a ideia de usar o Estadual para reformular o elenco, de identificar os problemas para disputar bem a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Sul-Americana. Mas aí fomos bem no Paulista e começamos a mudar as cobranças. Agora, caímos e precisamos reagir agora. Eu tenho uma hipótese do motivo da nossa queda, mas não vou falar para não ajudar os outros times. O que sei é que algumas jogadas nossas já foram identificadas pelos outros times e aí fica mais difícil", completou. 
 

A mudança de rota já começou antes mesmo do Palmeiras cair no Paulista. Gerley e Tinga foram emprestados, Chico deve ser o próximo a ser negociado e Ricardo Bueno e Fernandão dificilmente ficam. Em contrapartida, Mazinho e Fernandinho, que inclusive seriam apresentados nesta segunda-feira, chegaram e falaram como jogadores do clube pela primeira vez nos próximos dias. 

Em relação à mudança no comando, César Sampaio afirma que a multa rescisória não será impedimento para que a troca aconteça. Ele afirma que ainda confia no trabalho de Felipão e diz que ainda há "lenha para queimar" na relação entre treinador e elenco. Ele, no entanto, volta a bater na tecla de que é necessária uma mudança de postura. 

"O que não pode é tomar seis gols do Guarani, com todo respeito ao Guarani. Isso não pode, é inadmissível", disse o ex-volante. "Se jogamos mais dois, três jogos como foram como contra o Comercial, Mirassol e o próprio Guarani, alguma coisa muda. A minha indignação é a mesma que a do torcedor", completou Sampaio, que revelou ter dormido apenas duas horas nesta noite.