Topo

Para se livrar das lesões, Valdivia precisa fazer treinamento de Usain Bolt

Valdivia, meia chileno que atua no Palmeiras, precisa treinar como Usain Bolt - Agif
Valdivia, meia chileno que atua no Palmeiras, precisa treinar como Usain Bolt Imagem: Agif

Danilo Lavieri*

Do UOL, em São Paulo

02/05/2012 06h01

Valdivia precisará mudar a sua rotina para se livrar das lesões que tanto o atrapalham. O chileno passou por uma biópsia muscular feita por Beny Schmidt e ficou detectado que o camisa 10 precisa privilegiar os treinamentos aeróbicos para mudar os tipos de fibras que formam o seu músculo.

Esquecendo os jargões médicos, o ideal é que o palmeirense passe a treinar que nem Usain Bolt, homem mais rápido do mundo.

No Palmeiras, o assunto ainda é um tabu. Apesar de o exame ter sido pedido pelos médicos do clube, ninguém fala oficialmente do assunto a pedido do próprio jogador. Schimidt, no entanto, tenta dar uma explicação.

“O Valdivia tem de transformar os músculos dele. Ele precisa ter o treinamento aeróbico e transformar a fibra do 2B para 2A. Isso significa que ele tem uma predominância de uma fibra que não é comum em atleta, mas, mesmo assim, ele é um super-atleta. Ele é privilegiado”, disse Schmidt.

“Se ele treinar certo, fizer tudo certo, ele consegue ser forte, ter ainda mais talento e manter a habilidade dele, continuar sendo um patrimônio do futebol mundial. Ele não vai mais ter lesões e ainda consegue jogar por mais sete, oito anos. Ele nunca vai conseguir ter mais fibras do tipo 1, que era o ideal, mas ele vai conseguir mudar do 2B para o 2A”, completou.

QUEM É BENY SCHMIDT?

Formado em 1979 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, ele é o doutorado em Anatomie Pathologique Neuropathologiqe e fundador do Reffis do São Paulo, em 1986. Ele ainda é fundador do Laboratório do Setor de Patologia Neuromuscular da UNIFESP e fez mais de 10 mil biópsias em músculos. 

Ter mais uma fibra do que a outra vem da herança genética. Didaticamente, a fibra 1 tem suprimento de sangue e carrega bastante oxigênio para o tecido dos músculos. Elas são mais encontradas em maratonistas.

Já o 2A, são fibras brancas de contração rápida, que agem rapidamente, tem poucos vasos sanguíneos e muitas células que são altamente hidratadas, muito encontrada em pessoas que têm tiro curto, como os de 100 metros. Conseguir essas fibras é o segredo para salvar Valdivia.

“O futebol é muito anaeróbico, porque você não corre durante uma hora e meia, como fica o maratonista. Você dá piques, tiros curtos, coisas que são anaeróbicas”, explicou.

As fibras 2B, que Valdivia tem em abundância, são as que são ativadas quando a intensidade do exercício aumenta muito e sobrecarregam a fibra do tipo 2A.

“O Zogaib (fisiologista do Palmeiras) foi um gênio ao pedir esse exame. Ele é um gênio. Com essa biópsia, o Valdivia pode ver o fim dos problemas dele”, finalizou. 

* Colaborou Vitor Pajaro