Topo

Instituição virtual oferece curso de gandula à distância por R$ 560 e prega ética

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

03/05/2012 06h00

Os gandulas roubaram a cena nas decisões dos estaduais e vivem seu precioso instante de notoriedade no futebol brasileiro. Responsáveis pela reposição de bola nas partidas, esses personagens geralmente são estudantes de educação física ou garotos das categorias de base dos clubes. No entanto, uma instituição virtual de ensino brasileira oferece um curso à distância para formação deste coadjuvante hoje em dia em moda nos estádios.

GANDULAS NOS ESTADUAIS

  • Ivo González/Agência O Globo

    Jovem gandula Fernanda Maia foi atração no Rio em lance de gol do Botafogo contra o Vasco

  • Nabor Goulart/Agência Freelancer

    Técnico gremista Vanderlei Luxemburgo parte para cima de gandula após jogada ensaiada do Inter

A reportagem do UOL Esporte encontrou um inusitado curso ministrado pela Rede Internacional de Ensino Livre, que oferece certificado de gandula por R$ 560,00, em pagamento que pode ficar em 12 vezes no cartão de crédito.

A escola baseada na cidade mineira de Ituiutaba informa que cede material de estudo ao eventual interessado. No fim, o aspirante a gandula precisa enviar à instituição um questionário devidamente respondido. Em caso de êxito, recebe o certificado de conclusão.

Ao todo são cinco módulos de curso, que orientam o estudante desde as regras do jogo a noções de ética ("Seja honesto em qualquer situação") e comportamento ("Sua atitude ganha a simpatia da torcida").

Uma das aulas da disciplina tem o título de "Busca tanto as bolas do seu time quanto as do adversário", em descrição que pode remeter à polêmica da decisão da Taça Rio do último final de semana, em jogo entre Botafogo e Vasco.

O curso de gandula da instituição virtual foi desenvolvido pelo reitor da escola, dr. Omar Costa. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, a escola  informa que o estudo serve como aperfeiçoamento para indivíduos que já tenham algum tipo de experiência na função.

ESTADUAIS: GANDULAS AJUDAM EM GOL E CAUSAM CONFUSÃO

No último final de semana, dois gandulas experimentaram momentos de celebridades em partidas decisivas dos campeonatos estaduais no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

A professora de educação física Fernanda Maia foi o grande destaque da vitória do Botafogo sobre o Vasco por 3 a 1 na decisão da Taça Rio, no desfecho do segundo turno. No ritmo do contra-ataque alvinegro, a jovem repôs a bola com velocidade e ajudou o ataque de Loco Abreu e companhia a abrir a vantagem sobre os adversários.

Em Porto Alegre, um gandula do Beira-Rio tumultuou a final do 2º turno ao entrar em campo para posicionar a bola e agilizar a cobrança de escanteio do Inter, em manobra aparentemente ensaiada. Enfurecido com a prática, o técnico gremista Vanderlei Luxemburgo partiu para cima do personagem em questão, discutiu com a arbitragem e acabou expulso.