Topo

Grêmio envia pedido à CBF para antecipação da janela de transferências

Zé Roberto chega ao Grêmio após o fim de contrato com o Al Gharafa no mundo árabe - Alex Heimken/AP
Zé Roberto chega ao Grêmio após o fim de contrato com o Al Gharafa no mundo árabe Imagem: Alex Heimken/AP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/05/2012 14h03

Com a contratação de Zé Roberto, que chega em maio ao Grêmio, o clube gaúcho enviou pedido à CBF para antecipação da janela de transferências internacionais. Inicialmente, o jogador só poderia jogar em agosto, mas a ideia é que a data seja antecipada para 20 de junho.

Enquanto isso, novidades dentro de campo

  • Marcus Brandt/EFE

    Na mesma entrevista coletiva que falou da Arena, o Grêmio anunciou a contratação do meia Zé Roberto

O atleta chega do Al Gharafa respaldado por indicação direta de Vanderlei Luxemburgo. Ele ainda disse ter escolhido o time de Porto Alegre influenciado pela Arena - novo estádio do clube. Zé ainda disse que pretende encerrar carreira vestindo azul, branco e preto.

No entanto, ainda há dúvidas sobre quando ele poderá começar a ser escalado. A janela de transferências abre, em princípio, em agosto. No entanto, o Grêmio enviou pedido formal à CBF para que a data seja dia 20 de junho.

"Já fizemos este pedido e sabemos que há outros clubes com o mesmo interesse. Vamos aguardar a manifestação da CBF, mas há um movimento que nos autoriza a ficar otimista. Já ocorreu em outros anos", disse o presidente Paulo Odone em entrevista coletiva.

Se ocorrer a antecipação para 20 de junho, Zé Roberto poderá atuar pelo Grêmio a partir da sexta rodada do Brasileirão. No entanto, a ideia é que no futuro a data seja ainda mais cedo, dando aos clubes o direito de ter elencos definidos na abertura do nacional.

"Não há razão alguma para não nos adaptarmos ao calendário europeu neste quesito. Temos que ter tudo acertado para abertura do Brasileiro. Mas isso é outra discussão", referiu Odone.

A resposta da Confederação Brasileira de Futebol é aguardada ansiosamente no Olímpico. Enquanto isso, Zé Roberto chega a Porto Alegre dia 22 de maio e começa a treinar no Grêmio em 4 de junho.