Topo

Luxa, Arena e investimentos fazem do Grêmio destino predileto para atletas em recuperação

Luxemburgo é um dos fatores que levam jogadores buscarem o Grêmio para trabalhar - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Luxemburgo é um dos fatores que levam jogadores buscarem o Grêmio para trabalhar Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2012 06h00

O Grêmio virou destino de jogadores que buscam voltar a brilhar no país. Zé Roberto, nesta sexta-feira, teve o mesmo destino de Kleber, Marcelo Moreno, Gilberto Silva, entre outros. O clube gaúcho conta com Luxemburgo, alto investimento e a perspectiva de participar da estreia na Arena como argumentos para virar o predileto para recuperações.

O primeiro a chegar foi Gilberto Silva, no meio da última temporada. O objetivo dele não difere dos demais: fazer do clube portoalegrense novamente campeão. Algo que não aconteceu em seu primeiro ano, mas a oportunidade segue para o marcador de 36 anos.

Não foi diferente com a dupla de atacantes. Kleber e Marcelo Moreno estavam apagados no cenário nacional até buscarem o time tricolor. O ex-palmeirense era repetidamente presente em manchetes com polêmicas fora de campo, discussões e agressões a adversários. O problema com Felipão, o afastamento do Palmeiras, tudo pesava contra Kleber, que no Grêmio buscou um reinicio de carreira.

Marcelo Moreno nunca teve problemas de comportamento, mas também estava apagado. O boliviano, desde que deixou o Cruzeiro, em 2008, defendeu times de menor expressão na Europa e sem o devido destaque. Regressando ao Brasil no início deste ano, o próprio definiu que buscava reaver a felicidade perdida no futebol.

O último da fila, Zé Roberto, chega após muitas temporadas fora do país, mas com meta idêntica. Neste caso, o principal argumento gremista foi Vanderlei Luxemburgo. Trabalhar com o técnico pesa para contratações de expressão. A exemplo do que fazia Renato Gaúcho, Luxa liga para jogadores, acerta detalhes e convence que o melhor destino é o Olímpico.

"Está tudo dentro de um contexto. O mais importante é o clube. Quando se apresenta um negócio, o clube é pensado como uma empresa. E se sabe no mercado que o Grêmio está investindo, cumprindo seus compromissos regularmente e perto de inaugurar um grande estádio. Isso tudo são grandes atrativos. Para mim, quando surgiu o convite do Grêmio, pensei em tudo isso. Todo profissional gosta de trabalhar em empresas de prestígio. Hoje, minha importância ao falar com jogador, seja o mais jovem para buscar um técnico de mais prestígio ou os mais famosos, é tentar facilitar o contato. Juntamos tudo e deu certo", disse Vanderlei Luxemburgo.

Não só o comandante. Participar da inauguração de um estádio que promete ser o mais moderno do país motiva futuros reforços. "Será a Bombonera do Brasil", argumentou Zé Roberto, referendando a análise. Não bastasse isso, o clube azul, branco e preto vive uma época de alto investimento, com salários volumosos e pagamentos sempre em dia.

Com tantas razões para atuar em Porto Alegre, sair do eixo Rio-São Paulo tem convencido muitos jogadores de expressão. A direção gremista ainda promete novas contratações, apesar da principal ter sido feita com Zé Roberto.