Topo

Ramires marca, Chelsea bate o Liverpool e conquista a Copa da Inglaterra

Ramires abriu o placar para o Chelsea na final da Copa da Inglaterra contra o Liverpool - Glyn Kirk/AFP
Ramires abriu o placar para o Chelsea na final da Copa da Inglaterra contra o Liverpool Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/05/2012 15h09

O Chelsea conquistou seu sétimo título da Copa da Inglaterra ao derrotar o Liverpool por 2 a 1 neste sábado, no estádio de Wembley, em Londres. Com o gol que abriu o placar, o brasileiro Ramires foi um dos destaques do jogo.

O volante confirmou sua boa fase ao abrir o placar logo aos 10 minutos de jogo após bela escapada pela direita. Ele já havia sido decisivo nos dois confrontos que eliminaram o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões.

Na comemoração, todos os jogadores do Chelsea cumprimentaram Fabrice Muamba, meio-campista do Bolton, que vem se recuperando de uma parada cardíaca sofrida em 17 de março.

Foi a primeira vez que Chelsea e Liverpool decidiram a competição e o clube azul conquistou seu sétimo troféu - o terceiro nas quatro últimas temporadas. O maior vencedor da história é o Manchester United, com 11 conquistas, seguido de Arsenal, com 10.

O Liverpool, que nesta temporada foi campeão da Copa da Liga Inglesa, faturou a Copa da Inglaterra em sete oportunidades.

O título dá moral para o Chelsea encarar agora a final da Liga dos Campeões. Sem chances no Campeonato Inglês, os Blues buscarão o primeiro título continental contra o Bayern de Munique, em Munique, no próximo dia 19.

  • Jogadores do Chelsea erguem a Copa da Inglaterra após vitória sobre o Liverpool

O jogo
O Chelsea começou a partida melhor, marcando o time do Liverpool por pressão. Desta forma, não demorou para o time londrino abrir o placar: o brasileiro Ramires disparou pela direita, recebeu a bola nas costas da zaga, invadiu a área e chutou forte no primeiro pau aos 11 minutos.

O Liverpool imediatamente mudou de postura e equilibrou as ações em campo. Belamy perdeu boa chance aos 13, enquanto Ramires quase ampliou dois minutos depois.

O duelo seguiu equilibrado no resto da primeira etapa. Apesar de muita vontade das equipes, o nível técnico não foi dos melhores.

Veio o segundo tempo e, com ele, nova blitz do Chelsea. Aos 6 minutos, Drogba recebeu na área, balançou na frente de Skrtel e tocou no canto de Reina para fazer 2 a 0.

O gol não abalou o Liverpool, que mais uma vez partiu para cima do rival. Aos 18, a defesa do Chelsea bobeou e Carrol apareceu livre na área. O atacante teve apenas o trabalho de tirar John Terry do lance e chutar para descontar: 2 a 1.

A partir daí, foi só pressão do Liverpool. A equipe vermelha, porém, não conseguia criar chances para assustar o adversário.

A melhor oportunidade veio aos 36 minutos. Carroll cabeceou forte de dentro da pequena área e Petr Cech salvou o Chelsea com uma defesa espetacular. O lance causou muita revolta nos atletas do Liverpool, que pediram o gol falando que a bola tinha passado da linha.

A pressão vermelha seguiu até o fim, mas a equipe de Londres conseguiu se segurar para conquistar seu primeiro título na temporada.