Topo

Com show de Falcao e golaço de Diego, Atlético de Madri conquista título da Liga Europa

Falcao Garcia sagrou-se artilheiro da Liga Europa pela segunda temporada consecutiva - Clive Rose/Getty Images
Falcao Garcia sagrou-se artilheiro da Liga Europa pela segunda temporada consecutiva Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 17h37

Em uma exibição de gala de Falcao Garcia, o Atlético de Madri conquistou o título da Liga Europa. Nesta quarta-feira, a equipe da capital espanhola derrotou o Athletic Bilbao por 3 a 0 no estádio Nacional de Bucareste (Romênia). O colombiano foi o personagem principal da partida e coroou sua exibição com dois golaços. O meia Diego, ex-Santos, também deixou sua marca e fechou o placar com um belo gol.

O colombiano se tornou o primeiro jogador a se consagrar como artilheiro da Liga Europa por duas edições seguidas – foram 17 gols em 2010/11 (quando ajudou o Porto a conquistar o título) e outros 12 em 2011/12. Na vitoriosa campanha do Atlético de Madri, Falcao Garcia deixou sua marca em todos os adversários que enfrentou (Celtic, Rennes, Udinese, Lazio, Besiktas, Hannover 96, Valencia e Athletic Bilbao).

Esta foi a segunda vez na qual o Atlético de Madri sagrou-se campeão da Liga Europa – a primeira foi em 2009/10, quando derrotou o Fulham por 2 a 1 em Hamburgo (Alemanha). Já o Athletic Bilbao repete seu melhor desempenho no torneio, quando foi vice-campeão em 1976/77 (na época, a competição era chamada de Copa da Uefa).

O Atlético de Madri começou a partida sufocando o adversário. Logo aos 7min, a equipe abriu o placar. Falcao Garcia recebeu dentro da área, livrou-se da marcação com uma finta e bateu colocado para marcar.

A equipe basca reclamou de um pênalti em Llorente aos 9min, em uma de suas poucas jogadas ofensivas na etapa inicial. Melhor em campo, o Atlético ampliou aos 34min. Após bola recuperada por Miranda, Falcao deixou um defensor deitado no gramado e fez mais um belo gol.

Na segunda etapa, o Athletic Bilbao continuou com maior posse de bola e pressionou o rival, principalmente nos 15 minutos finais. Com atuação segura de sua defesa, o Atlético de Madri levou alguns sustos; porém, conseguiu administrar a vantagem construída no primeiro tempo e ainda chegou com perigo com Falcao aos 35min; o colombiano acertou a trave. Diego, aos 40min, fechou o placar após uma bela arrancada e um chute no canto esquerdo, sem chances de defesa para o goleiro Iraizoz.

Foi o primeiro título conquistado pelo treinador Diego Simeone à frente da equipe da capital espanhola. O argentino assumiu o cargo no fim do ano passado, quando o time estava em má fase e havia sido eliminado da Copa do Rei pelo Albacete, da terceira divisão.