Topo

CBF 'abre' bastidores de convocação, e Mano tem coletiva leve após saída de Teixeira

Monitor de TV passou os bastidores da convocação antes de anúncio da lista oficial - Pedro Ivo Almeida/ UOL
Monitor de TV passou os bastidores da convocação antes de anúncio da lista oficial Imagem: Pedro Ivo Almeida/ UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/05/2012 14h00

A presença de José Maria Marín no anúncio da lista de Mano Menezes para os próximos amistosos da seleção brasileira era apenas o primeiro indício de que o ambiente estava diferente na nova era da CBF. Sem Ricardo Teixeira, o técnico teve um clima leve em sua entrevista coletiva e viu a entidade "abrir" até mesmo os bastidores da convocação através do novo projeto de seu canal de TV via internet.

Entre sorrisos e brincadeiras com os jornalistas, funcionários da CBF mostravam o clima tranquilo do evento desta manhã. Ao contrário de outras convocações, onde o mistério sobre o futuro da entidade e o silêncio tomavam conta dos locais de entidade, a relação entre os presentes foi de extrema cordialidade.

Ao final da entrevista coletiva, o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, brincou com a situação e sugeriu que Mano encerrasse a coletiva logo, evitando possíveis polêmicas e deixando uma imagem positiva.

"Mano, estão me informando aqui no ponto eletrônico que esta é a melhor e a mais tranquila coletiva que você já deu em convocações", avisou Paiva."Vamos encerrar por aqui até para sair por cima", brincou o diretor da entidade.

O bom ambiente do lado de fora também foi conferido nos bastidores. Através de uma TV de plasma, todos podiam observar as movimentações nos salões reservados aos membros da CBF em um hotel na zona sul do Rio de Janeiro.

O novo projeto, que também teve suas imagens geradas em tempo real na internet, é uma ideia de Marín para estreitar as relações com o grande público. Em um das cenas (foto acima) registradas, Rodrigo Paiva conversava com Marco Polo Del Nero e o diretor jurídico Carlos Eugênio Lopes, o "Carlô".

Até mesmo o "gelo" sobre a polêmica envolvendo a ordem do presidente de analisar a lista 48 horas antes foi quebrado. José Maria, Mano Menezes e Andrés Sanchez garantiram que a prática é normal em times e seleções e rechaçaram possíveis questionamentos.

"Isso ocorre em qualquer lugar, não é novidade. É uma ideia também de passar para vocês como as coisas acontecem. Não tem mistério sobre isso. E a maneira de fazer a convocação também não vai mudar", assegurou o técnico da seleção brasileira.

Além das mudanças nos bastidores, a primeira convocação da "Era Marín" apresentou modificações que podem acontecer dentro do campo. Ronaldinho Gaúcho ficou de fora da lista para os próximos amistosos e praticamente viu o fim do sonho de disputar as Olimpíadas. Por outro lado, Alexandre Pato voltou à seleção e Wellington Nem, do Fluminense, foi chamado pela primeira vez.