Topo

Vasco se vê 'engessado' com estatal e busca patrocinador para aliviar finanças

Felipe com a camisa do Vasco e o patrocínio da Eletrobrás: impasse em São Januário - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Felipe com a camisa do Vasco e o patrocínio da Eletrobrás: impasse em São Januário Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/05/2012 06h10

Vasco e Eletrobrás estão em uma encruzilhada. Patrocinadora do clube desde julho de 2009, a estatal vive incomodada com as recorrentes saias justas em função de o Cruzmaltino não possuir as certidões negativas de débito - pois ainda tem dívidas tributárias junto ao governo. Com isso, o clube carioca não recebe a verba de forma regular e a parceira segue sendo investigada pelo TCU (Tribunal de Contas da União). O processo corre e coloca em risco a continuidade do contrato até 31 de dezembro de 2013. "Engessado", o Vasco não vê solução e corre atrás de um novo patrocinador nos bastidores.

VASCO CONSEGUE LIMINAR E CT SERÁ REABERTO APÓS MORTE DE JOVEM

  • Arquivo Copa Bahamas/Arcelio Mendonça

    O Vasco conseguiu nesta quinta-feira uma liminar para o restabelecimento do pleno funcionamento do CT de Itaguaí, utilizado pelas categorias de base, e no qual o jovem Wendel Júnior Venâncio da Silva, de 14 anos, faleceu no dia 9 de fevereiro deste ano em uma peneira do clube. O centro de treinamento havia sido interditado pela juíza Ivone Ferreira Caetano no último dia 18 de abril. Na ocasião, o pedido do Ministério Público foi acatado após a conclusão de uma série de investigações.

Para resolver a questão e manter a parceria, o clube precisaria das certidões negativas, o que os dirigentes consideram que não ocorrerá em médio prazo. Desta forma, como a Eletrobrás desembolsa cotas a cada seis meses - cerca de R$ 8 milhões já foram pagos até junho -, o clube se escora em uma ação movida pelo Sindicato dos Clubes para que os funcionários recebam seus salários quando completam três meses de atraso. Esta prática desagrada aos executivos da estatal e inúmeras explicações já foram pedidas ao Vasco, que responde sempre quando é solicitado.

Segundo apurou o UOL Esporte, o impasse com o TCU faz a Eletrobrás discutir a viabilidade do patrocínio. Embora, a empresa esteja satisfeita com o retorno de mídia proporcionado pelo Cruzmaltino, além de a relação ser a melhor possível com o presidente Roberto Dinamite, o rompimento é uma forte possibilidade já para o segundo semestre. Inclusive, existe um acordo de cavalheiros no qual a estatal deixaria de estampar a marca na camisa do time profissional de futebol caso o Vasco consiga um novo patrocinador. Este seria o cenário ideal considerado pelos cartolas. Assim, o Vasco resolveria dois problemas de uma só vez.

Desta forma, a Eletrobrás seria parceira em outros projetos, principalmente nos que envolvem os esportes olímpicos. No entanto, conseguir um novo patrocinador disposto a pagar R$ 16 milhões por ano não é tarefa das mais fáceis e o Vasco tem a exata noção do problema enfrentado.

“O Sindicato dos Clubes tem uma ação contra o Vasco penhorando todos os pagamentos da Eletrobrás. Sabemos que esse dinheiro só pode ser usado para o pagamento dos salários dos funcionários. Desde 2009 vivemos nessas condições. Precisamos encontrar uma saída para isso. A situação está insuportável, pois o Vasco perdeu alguns patrocinadores e não consegue receber da Eletrobrás. Não vejo a possibilidade de o contrato ser rompido exatamente agora, mas a questão precisa ser resolvida o quanto antes de forma amigável”, afirmou Aníbal Rouxinol, vice-presidente jurídico do Vasco.

VASCO IGUALA CAMPANHAS DE 1990 E 2001 NA LIBERTADORES, MAS PENSA EM TÍTULO

  • AP Photo/Natacha Pisarenko

    Orgulhosa, a torcida do Vasco comemora nesta quinta-feira a heróica classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. Nos pênaltis, o Cruzmaltino eliminou o Lanús, em Buenos Aires, e igualou as campanhas de 1990 e 2001 na principal competição do continente. Entretanto, o objetivo é repetir a trajetória de 1998, que terminou em título.

Procurado pela reportagem, o vice-presidente de marketing cruzmaltino, Eduardo Machado, elogiou o comportamento da Eletrobrás enquanto parceira e negou a busca por um substituto ao posto. O dirigente considera arriscado o Vasco abrir mão do contrato, mas diz que o clube fará todo o processo com cautela e ética.

“Entendemos que o contrato com a Eletrobrás é fundamental. É um acordo muito bom economicamente apesar dos problemas com as certidões. O cenário atual não é o ideal, mas a verba da Eletrobrás é imprescindível. Precisamos valorizar muito o parceiro. Imagina o Vasco sem a Eletrobrás?”, indagou Eduardo Machado. “Sabemos que o contrato pode ser rescindido por qualquer um dos lados. Mas não trabalhamos com a possibilidade do rompimento. Todas as vezes que somos questionados pela Eletrobrás respondemos prontamente. O TCU tem o direito de exercer o seu papel. A intenção do Vasco é manter o contrato até o fim, mas qualquer possibilidade de substituição será tratada diretamente com a Eletrobrás. Lógico que o Vasco não vai esperar o contrato terminar para negociar outras situações. Mas só pensamos nisso ao fim de 2013. Vamos dar a prioridade de renovação para a Eletrobrás”, concluiu.

Nos bastidores do clube, a informação é a de que um novo patrocinador está fechado e irá ocupar o espaço na manga da camisa. Na sequência, pode ser negociada a cota master. Eduardo Machado negou veementemente a possibilidade, porém, confirmou que a torcida vascaína terá boas notícias em breve.

“Nos próximos 15 dias vamos anunciar uma grande empresa como nossa nova patrocinadora. Em, no máximo, 45 dias teremos pelo menos três boas novidades em questões de parceiros envolvendo o Vasco. Trabalhamos com seriedade nesse sentido, pois sabemos que o mercado não está fácil no que envolve patrocínios aos clubes de futebol”, encerrou.