Topo

Ex-Flu e Santos, polêmico André Luís deve reforçar a zaga da Portuguesa

Último jogo de André Luís foi pelo Flu, em 2011 - Photocamera
Último jogo de André Luís foi pelo Flu, em 2011 Imagem: Photocamera

Marcello De Vico

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 15h30

André Luís. Este provavelmente será o nome do próximo reforço a ser anunciado pela Portuguesa para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O zagueiro, campeão brasileiro pelo Santos em 2002 e 2004 e pelo Fluminense em 2010, foi demitido do clube carioca no final do ano passado após faltar a diversos treinos sem dar justificativa, e desde então está sem entrar em campo.

Candinho, gerente de futebol da Portuguesa, confirmou a negociação com o xerifão. “Já conversamos com ele. Está encaminhado e ele deve chegar, sim”, confirmou o dirigente rubro-verde em entrevista ao UOL Esporte.

Além dos títulos, a carreira de André Luís também é recheada de polêmicas. Em março de 2008, ele chegou a ser preso dentro do estádio dos Aflitos quando defendia o Botafogo, em uma partida contra o Náutico. Após ser expulso, ele se dirigiu ao banco de reservas e fez gestos obscenos para a torcida, além de ter chutado uma garrafa em direção à torcida. Ao ser retirado do banco de reservas pela Polícia Militar, o zagueiro teria ofendido uma PM e recebeu voz de prisão por desacato.

No mesmo ano André Luís se envolveu em outra polêmica, ainda pelo Botafogo. Em jogo pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, contra o Estudiantes-ARG, o zagueiro tomou o cartão amarelo das mãos do árbitro Carlos Chandía quando este foi puni-lo, e acabou recebendo o vermelho logo em seguida.

Caso a contratação seja mesmo confirmada, André Luís chegará ao Canindé como favorito para formar dupla de zaga com Rogério. Muito contestado pela torcida, Renato – que falhou diante do Bahia na semana passada – deve retornar ao Corinthians no próximo dia 25.

Gustavo, Vandinho e Moisés

Um reforço para a zaga rubro-verde já está confirmado. Trata-se do zagueiro Gustavo, que assim como o atacante Vandinho foi reintegrado ao elenco e treinou normalmente na manhã desta quarta-feira. O único dos cinco afastados pela diretoria na ‘Era Jorginho’ que irá deixar o Canindé é o meia Diego Souza. “Ele quer sair”, confirmou Candinho.

Já o volante Moisés, anunciado na semana passada pela Portuguesa, enfim deve chegar ao Canindé. Chegou a se cogitar que o jogador poderia continuar no América-MG, mas a versão foi desmentida por Candinho. “A princípio ele está acertado. O América-MG parece que viajou [para Fortaleza] e ele não foi. Acho que está vindo para cá”, completou o dirigente rubro-verde.