Topo

Caos nos transportes pode afetar torcedores em SP; saiba como chegar aos estádios

Imagem do metrô fechado em SP; paralisações afetam diversas áreas do transporte público  - Denise Galvani/UOL
Imagem do metrô fechado em SP; paralisações afetam diversas áreas do transporte público Imagem: Denise Galvani/UOL

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

23/05/2012 12h44

O caos no transporte público que afeta São Paulo desde as primeiras horas desta quarta-feira pode atrapalhar os planos do torcedor que vai ao estádio. Os acessos a Pacaembu e Arena Barueri, que recebem Corinthians e Vasco e Palmeiras e Atlético-PR, respectivamente, podem ser afetados pela paralisação de alguns sindicatos do setor.

O torcedor do Corinthians deve ser o maior prejudicado. A linha 2-verde do metrô, uma das formas de acesso mais utilizadas pelo público que quer ir ao Pacaembu, é uma das afetadas pela paralisação do sindicato dos metroviários.

Segundo o último boletim do Metrô, a linha opera com velocidade reduzida e tempo de espera maior que o normal, mas atende o trecho entre as estações Ana Rosa e Clínicas, que dá acesso ao Pacaembu. A linha 4-amarela, que não sofreu com as paralisações, também pode ser usada para chegar ao estádio, mas o trajeto a ser percorrido é maior.

Consultada pelo UOL Esporte, a SPTrans chegou a cogitar a hipótese de uma readequação de itinerários de linhas próximas para o atendimento aos torcedores. Até o fechamento da reportagem, no entanto, o órgão não tinha uma resposta sobre as mudanças e informava que as rotas tradicionais seguiam inalteradas.

Para ir a Barueri conferir o jogo do Palmeiras, o torcedor alviverde deve sofrer menos. A linha 8-diamante, que atende a cidade da região metropolitana de São Paulo, funciona normalmente, segundo a CPTM. O sindicato que reúne os trabalhadores da linha, no entanto, informou a Folha de S. Paulo que está em estado de greve, o que significa que pode haver uma paralisação, caso o impasse na negociação persista.

A opção para quem não quiser se arriscar nos trens é o transporte urbano metropolitano. A EMTU, empresa que cuida do setor, informou a reportagem que as linhas que atendem a região de Barueri funcionam normalmente e não tiveram nenhuma alteração no itinerário. Ao todo, 27 linhas de ônibus chegam até a cidade, saindo de todas as regiões de São Paulo. 

A torcida organizada Mancha Alviverde é outra possibilidade. O grupo organiza uma caravana para Barueri e cobra R$ 10 dos interessados em seguir para o jogo em um ônibus que sai da Rua Turiassu, em frente ao estádio Palestra Itália, às 17h. A reportagem tentou confirmar se ainda restam vagas por telefone, mas ninguém atendeu.