Topo

Edson Bastos se despede do Coritiba após cinco anos e acerta com a Ponte Preta

Edson Bastos vinha sendo reserva no Coritiba - Divulgação/Coritiba
Edson Bastos vinha sendo reserva no Coritiba Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em São Paulo

23/05/2012 12h10

Nem Lauro, nem Bruno Fuso. Quem deve assumir a titularidade no gol da Ponte Preta nesta temporada é o experiente Edson Bastos, que defendia as cores do Coritiba desde 2007. Ele chega nesta sexta-feira ao Majestoso e depende apenas dos resultados dos exames clínicos e físicos para ser confirmado como novo reforço da equipe para a Série A.

O goleiro de 32 anos começou a carreira no Figueirense, em 1998, e a partir daí acumulou passagens por Portuguesa, Fortaleza e Guaratinguetá. Com o Coritiba, conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B (em 2007 e 2010), bem como os campeonatos paranaenses de 2008, 2010, 2011 e 2012.

Pela equipe paranaense atuou em mais de 200 jogos – o de número 200 foi uma vitória contra o Santos por 3 a 2 na Vila Belmiro, em 2011, na qual Edson Bastos defendeu pênalti de Borges – e foi apontado como o melhor goleiro dos últimos 25 anos a defender a equipe. Atualmente estava na reserva de Vanderlei.

Nesta temporada, foi Lauro quem começou como titular da Ponte Preta. Porém, o ex-goleiro do Internacional não convenceu e acabou substituído por Bruno Fuso, que acumulou boas apresentações e foi conquistando a confiança do técnico Gilson Kleina. Porém, uma falha decisiva do goleiro diante do São Paulo, pela Copa do Brasil, voltou a deixar a posição ‘em aberto’.