Grupo feminista promete ir atrás de torcedores ingleses na Eurocopa: 'a Ucrânia não é bordel'
O grupo feminista Femen promete não deixar os torcedores ingleses em paz na Eurocopa-2012. Famosas por aparecerem nuas em seus protestos, as manifestantes têm como objetivo combater o turismo sexual durante a realização dos jogos na Ucrânia e na Polônia.
“Torcedores ingleses precisam saber que se eles tentarem mexer com as mulheres ucranianas, então nós iremos atrás deles”, disse Irina Shevchenko, uma das líderes do Femen.
“Nós queremos deixar clara a mensagem de que mulheres ucranianas não são objetos sexuais e que a Ucrânia não é o bordel deles”, completou Oleksandra Shevchenko, outra integrante do grupo.
O Femen possui cerca de 300 membros e promete manifestações para as partidas da Inglaterra contra a Suécia, marcada para o dia 15 de junho na capital Kiev, e diante da própria Ucrânia, que será no dia 19 de junho em Donetsk.
Na última segunda-feira, ativistas da organização tentaram roubar a taça da Eurocopa que estava exposta na cidade de Dnipropetrovsk. Uma das mulheres chegou a tocar no troféu, mas foi contida por seguranças.
A Ucrânia vem sendo alvo de turismo sexual nos últimos anos. Com a realização da Eurocopa, sete casas noturnas foram abertas em Kiev recentemente.
“Nós sabemos como os homens são. Eles querem uma cerveja, assistir futebol e depois a cabeças deles se voltam para o sexo”, falou Oleksandra.
“A indústria sexual explora mulheres que são pobres e às vezes não foram educadas. É por isso que tentaremos agir em todas as partidas”, prosseguiu Irina.
Cerca de um terço das prostitutas do país são viciadas em algum tipo de droga e a estimativa é que 30% sejam soropositivas.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.