Topo

"O Corinthians vai ser campeão da Libertadores um dia e não vou ter posado nua", diz Renata Fan

Renata Fan, apresentadora do Jogo Aberto, da TV Bandeirantes - Divulgação
Renata Fan, apresentadora do Jogo Aberto, da TV Bandeirantes Imagem: Divulgação

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

23/05/2012 06h01

Ex-Miss Brasil e formada em direito, além do jornalismo, a apresentadora gaúcha Renata Fan deixa bem claro que gosta mesmo é de futebol. Debates com homens, análises de jogadas, ver VT de jogos quando está em casa e realizar entrevistas. Profissionalmente, é o que satisfaz. E, outras possibilidades na carreira, não são analisadas agora.

“Sou assim, louca por futebol. Eu chego de manhã e discuto com o porteiro da Band, subo as escadas e todo mundo reunido começa a discutir, na redação eu brinco que ponho fogo. Eu gosto do debate, torcedor, da brincadeira”, falou, em entrevista ao UOL Esporte.

ENSAIO PARA RENATA SÓ DE ROUPA

  • A apresentadora Renata Fan já fez um ensaio para a revista Corpo a Corpo, mas sem estar nua

“É o sonho da maioria das pessoas que gosta de esportes, de futebol, quem não sonharia em trabalhar com isso? Todo dia eu acordo às 5h45 e penso ´trabalho com futebol,  ganho para falar de futebol e tenho meu programa há tantos anos com uma equipe maravilhosa, que considero a equipe ideal´. Posso dizer para você que é uma dádiva”, comentou.

Mas uma mulher considerada beldade sempre tem convites e possibilidades que vão além de sua profissão. A fanática torcedora do Internacional já recusou, por algumas vezes, posar nua e foi diversas vezes questionada sobre o assunto. Em uma delas, chegou a comentar, em tom de brincadeira, que é mais fácil o Corinthians ganhar a Libertadores do que aceitar uma oferta. Nada mudou em suas intenções, e não há interesse por esse tipo de ação.

“Eu brinquei, é o contexto. Mas não tenho intenção nenhuma de posar nua. Nem tenho recebido mais convites nos últimos tempos porque essa posição acho que está tão clara e transparente. Eu já falei e reiteirei.  Mas não acho que seja pergunta fora de contexto porque eu trabalho no universo masculino, fui Miss Brasil, tenho esse contexto da estética e seria uma pessoa não muito inteligente se eu eliminasse a estética ou quisesse escondê-la”, falou e, logo na sequência, foi lembrada que o time alvinegro tem chances ainda este ano de ganhar.

“O Corinthians pode ser campeão; o Corinthians vai ser campeão da Libertadores um dia e eu não vou ter posado nua. Me cobre isso. Guarda lá, deixa gravado”, falou, em tom brincalhão.

Um projeto que ela não descarta, dentro do jornalismo, é futuramente ter também a experiência de trabalhar em um universo mais feminino, por mais que goste de trabalhar com os homens.

“Quem sabe ainda, antes de me aposentar, [possa] trabalhar um tempo para as mulheres. Fazer uma coisa diferente e testar se tenho essa capacidade de sair de um universo que não é só masculino, mas tem uma maioria masculina. Quem sabe ainda fazer alguma coisas para as mulheres, mostrar o lado que eu tenho de ter sido miss, ser uma mulher com opiniões, ter o meu estilo. Quem sabe? Não é uma meta, mas quem sabe não aconteça?”, disse.

A apresentadora diz  ter consciência de que a beleza ajuda para o sucesso de mulheres tanto no jornalismo esportivo, como em outros ramos, mas que, para se estabelecer, é preciso mais do que isso.

“A mulher bonita e competente hoje tem longevidade. Ela tem continuidade em televisão, essa é a diferença. Não só no futebol, mas no jornalismo, em qualquer área em entretenimento, você vai enxergar mulheres bonitas e fazendo muito sucesso. Como a Patrícia Poeta, que é excelente no que faz, como a Sabrina Sato, no Pânico, que faz comédia, um tipo que arrasa. Você tem tantas mulheres bonitas, bem cuidadas que tem estética que só vai auxiliá-las, só vai ajudar no que fazem, mas a estética sozinha não dura, não vinga. Ela ajuda, é o fator auxiliar, mas não é o principal.”