Topo

Dida 'abandona' aposentadoria e aceita proposta para defender o gol da Portuguesa

Dida foi o goleiro titular do Brasil na Copa de 2006 - Associated Press- AP
Dida foi o goleiro titular do Brasil na Copa de 2006 Imagem: Associated Press- AP

Do UOL, em São Paulo

24/05/2012 11h46

Dida é da Portuguesa. O ex-goleiro da seleção brasileira, hoje com 38 anos, resolveu aceitar a proposta feita pela diretoria rubro-verde e defenderá a equipe na Série A do Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira pelo vice-presidente de futebol Luis Iaúca.

A apresentação oficial de Dida, que chega para assumir a titularidade do gol rubro-verde após a saída de Wéverton, agora do Atlético-PR, está marcada para acontecer nesta sexta-feira. Junto com o goleiro serão apresentados o zagueiro André Luís, ex-Santos e Fluminense, o meia Diguinho, ex-XV de Piracicaba, e o meia Michael, ex-Dínamo de Kiev, que finalmente assinou contrato com a Lusa.

Dida não atua profissionalmente há dois anos, quando deixou o Milan. Na semana passada, o goleiro esteve em São Paulo para o Mundialito de futebol de areia pelo clube italiano.

A expectativa é que Dida entre em forma daqui a cerca de duas semanas. Enquanto isso, Gledson, ex-Náutico, deve ser o escolhido de Geninho para defender a meta rubro-verde.

No Brasil, Dida defendeu as cores de Vitória, Cruzeiro e Corinthians. Entre os principais títulos estão a Libertadores da América (1997), pelo time mineiro, e o Mundial de Clubes da Fifa (2000), pelo Corinthians.

Fora do Brasil, o experiente goleiro soma passagens pelo Lugano, da Suíça, e pelo Milan, da Itália, onde conquistou duas vezes a Liga dos Campeões (2002/03 e 2006/07). Na segunda delas, voltou a conquistar o Mundial de Clubes da Fifa.

Com a seleção brasileira, disputou as Copas do Mundo de 1998, 2002 e 2006, e conquistou duas edições de Copa das Confederações (1997 e 2005), uma Copa América (2005) e um Mundial (2002).