Topo

Vídeo flamenguista causa polêmica, e patrocinadora pede desculpas ao Sport

Ronaldinho Gaúcho tenta a jogada durante partida entre entre Sport e Flamengo - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Ronaldinho Gaúcho tenta a jogada durante partida entre entre Sport e Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Do UOL, em São Paulo

25/05/2012 06h00

Um vídeo publicado pela Brahma na internet em que um flamenguista ironiza e provoca os torcedores do Sport causou polêmica em Recife e estremeceu a relação entre o clube pernambucano e a empresa cervejeira, patrocinadora de mais de 30 clubes pelo país.

Parte de uma ação para promover o Campeonato Brasileiro, a Brahma publicou na página BrahmaFla do Facebook um vídeo em que um repórter/torcedor diz que o “Sport anda na aba do Flamengo desde 1987” e também ironiza o sotaque nordestino dos torcedores do time. O vídeo foi divulgado na véspera da partida entre as equipes, no último sábado, pela 1ª rodada do Brasileirão, e retirado do ar pouco tempo após a repercussão negativa.

“Temos que doutrinar umas baranguinhas que tem sina de time grande, e o Flamengo vai doutrinar logo o genérico de Pernambuco. Estou falando do Sport, aquele timinho que só anda na aba do Flamengo desde 1987”, disse o torcedor-repórter.

Para tentar amenizar o clima, a empresa cervejeira se reuniu com a diretoria do Sport na última terça-feira.  “Nós recebemos os diretores da Brahma na terça-feira e eles explicaram as razões daquele vídeo ter sido veiculado. Eles nos prometeram que será publicada uma nota nos três principais jornais de Recife pedindo desculpas para a torcida do Sport”, disse Gustavo Dubeux, presidente do clube pernambucano.

Segundo o dirigente, houve até uma manifestação dos torcedores pedindo que a cerveja Brahma fosse alvo de boicote após o vídeo. "O vídeo repercutiu muito mal porque o Sport tem mais de 50 por cento da preferência dos torcedores. Eles passaram a boicotar o Facebook da Brahma e chegaram a fazer uma campanha para os torcedores não beberem mais essa cerveja”, afirmou Dubeux.

A empresa divulgou uma nota em que pede desculpas ao torcedor do Sport. “Reconhecemos como muito infeliz o vídeo postado no BrahmaFla e estamos publicamente pedindo desculpas à Torcida do Sport e ao povo pernambucano, os quais nunca pensamos em atingir ou ofender. As pessoas responsáveis pelo vídeo e pelo monitoramento do conteúdo já foram responsabilizadas e afastadas da sua função”, disse a nota.

A pressão da torcida fez com que a parceria entre Brahma e Sport ficasse abalada, mas Dubeux descarta encerrar o acordo. "Nós diretores também somos torcedores e ficamos chateados, mas não podíamos deixar esse episódio acabar com essa parceria. Estávamos em processo de renovação do contrato e após essa nota vamos retomar esse assunto", afirmou.

A Brahma investe na infraestrutura de 32 clubes do Brasil em troca de exposição da sua marca.