Topo

Oscar centraliza o jogo da seleção e se destaca, mas Mano ainda lembra de Ganso

Oscar escapa da marcação dinamarquesa; meia agradou Mano e ganhou espaço para Londres - MOWA PRESS
Oscar escapa da marcação dinamarquesa; meia agradou Mano e ganhou espaço para Londres Imagem: MOWA PRESS

Do UOL, em São Paulo*

26/05/2012 17h00

Camisa 10 da seleção principal pela primeira vez em sua carreira, Oscar não sentiu a responsabilidade e centralizou o jogo do time que venceu a Dinamarca por 3 a 1 em Hamburgo, na Alemanha. Questionado sobre a atuação do meia, Mano Menezes elogiou o pupilo, mas fez questão de manter Ganso na briga pela titularidade nas Olimpíadas de Londres.

“Esperamos que o Ganso também esteja pronto. É sempre melhor ter dois excelentes jogadores, como penso que são os dois, para poder compartilhar a armação das jogadas ofensivas. Mas o Oscar realmente fez um grande jogo hoje”, disse Mano, na entrevista coletiva logo após o primeiro da série de quatro amistosos da seleção.

Os números comprovam a avaliação de Mano. Oscar não marcou, mas participou ativamente de dois gols da seleção. No segundo, ele deu um belo drible, cruzou para Hulk e viu o zagueiro dinamarquês tocar para o próprio gol e fazer contra. No terceiro, ele fez o desarme que iniciou a jogada do atacante do Porto, que driblou dois rivais e tocou para fazer 3 a 0.

Mais que isso, Oscar foi a referência do time, de acordo com números do Datafolha. O meia do Inter foi o jogador de ataque da seleção que mais recebeu bolas dos companheiros (31, ao todo). Também foi ele quem mais acertou passes no setor ofensivo (30) e quem mais driblou em todo o time (três vezes).

"'Na seleção você precisa estar bem o tempo todo, não será apenas um jogo que vai definir. A expectativa é boa de irmos para as Olimpíadas, mas o time ainda está sendo montado e precisamos melhorar muito. Atacamos muito bem, mas faltou um pouco de entrosamento na marcação. Espero continuar a ter mais chances de mostrar o meu trabalho, porque ninguém está certo no grupo'', disse o jogador, que prometeu emoldurar a primeira camisa 10 da seleção principal de sua carreira. 

Apesar do discurso contido, a boa atuação deve lhe render mais espaços entre os titulares nos amistoso contra Estados Unidos, México e Argentina que completam a série atual. Como Ganso está novamente afastado por lesão, Oscar pode ter a chance definitiva de provar a Mano que pode ser camisa 10 titular do Brasil em Londres, quando o santista finalmente deve estar disponível. 

*Com informações de Fernando Duarte, em Hamburgo (ALE)