Topo

Neymar desequilibra com assistências e gol, e Brasil goleia anfitriões EUA em amistoso

De pênalti, Neymar abriu o caminho para a vitória do Brasil sobre os EUA em amistoso - Mowa Press/Divulgação
De pênalti, Neymar abriu o caminho para a vitória do Brasil sobre os EUA em amistoso Imagem: Mowa Press/Divulgação

Bruno Thadeu

Do UOL, em Washington (Estados Unidos)

30/05/2012 23h03

Neymar não havia participado da vitória contra a Dinamarca, mas recebeu o aviso de Mano Menezes de que sua vaga estava garantida contra os EUA, nesta quarta-feira, em Washington. O atacante santista provou porque atualmente é ele e mais 10 na seleção brasileira. Neymar marcou um gol e deu assistência a dois gols na vitória do time sobre os norte-americanos por 4 a 1, no FedEx Field.

Além do gol e passes, o camisa 11 da seleção exibiu farto repertório de dribles, tumultuando a defesa norte-americana. Jermaine Jones, por exemplo, fez Neymar voar após entrada violenta. Foi montado revezamento de jogadores para tentar deter o atacante.

Com este triunfo, a seleção de Mano completa 8 vitórias consecutivas, 10 jogos sem perder. A turnê da seleção nos EUA tem como sequência o duelo contra o México, dia 3 de junho, em Dallas, e Argentina, dia 9 de junho, em Nova Jersey.

CONFIRA OS DESTAQUES POSITIVOS E NEGATIVOS DO BRASIL NA PARTIDA

 OS MELHORES OS PIORES
Neymar - Fez um gol, de pênalti, e deu duas assistências para companheiros marcarem. Assim como em seu primeiro jogo pela seleção, brilhou contra os Estados UnidosDanilo - Assim como no duelo contra a Dinamarca, teve participação bastante discreta. Errou cinco dos 17 passes que a seleção desperdiçou e não foi opção ofensiva
Rafael - Em sua estreia, fez pelo menos duas boas defesas quando foi exigido pelo ataque norte-americano e ainda contou com a sorte ao ver a bola explodir em seu travessãoLeandro Damião - Perdeu uma chance clara de gol no primeiro tempo e ficou sumido no meio da zaga americana. Não mostrou o faro de artilheiro que tem no Internacional
    

Para o duelo em Washington, Mano Menezes adotou formação 4-3-3, usando Neymar, Damião e Hulk no ataque. A estratégia funcionou: deu equilíbrio a seleção e liberdade para Neymar criar pela esquerda, sendo o destaque em campo.  

No primeiro lance de ataque do jogo, a seleção abriu o marcador com Neymar, aos 11 min, em cobrança de penalidade. Os norte-americanos contestaram a infração, alegando que Onyewu não teve intenção de colocar o braço na bola em chute de Damião.

Com boa movimentação ofensiva, ao Brasil chegava com perigo na etapa inicial. Howard fez grande defesa, impedindo gol de Damião.

Os EUA não conseguiam criar jogadas no ataque, se resumindo a segurar o trio ofensivo da seleção brasileira.

Em cobrança de escanteio, Thiago Silva, de cabeça, ampliou a vantagem da seleção: 2 a 0.

Aos 44 min da etapa inicial, Hulk perdeu a bola na intermediária, proporcionando ataque dos EUA, que terminou com o gol de Gomez, diminuindo a vantagem da seleção.

O Brasil tratou de evitar pressão do rival. Em bela triangulação, entre Marcelo, Hulk e Neymar, o lateral esquerdo fez o terceiro do time no jogo, recebendo passe do atacante do Santos.

Neymar, aliás, sobrou na segunda etapa, passeando em campo. O atacante tocou a bola para Pato, que chutou na trave.

Os EUA quase marcam, mas Romulo salvou a bola em cima da linha. O time nacional funcionava por inteiro. Oscar distribuía bem o jogo e Rafael fez duas grandes defesas na mesma jogada, no segundo tempo.

Quando os EUA ameaçavam, a seleção, já sem Neymar chegou ao quarto gol, com Pato.

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DA GOLEADA DO BRASIL

PRIMEIRO TEMPOSEGUNDO TEMPO
11min- GOOOOOOL DO BRASIL!!! - Neymar cobra pênalti com categoria no canto esquerdo, Howard cai para o outro lado e o Brasil sai na frente6min- GOOOOOOL DO BRASIL!!! - Hulk recebe passe na esquerda, vê a passagem de Neymar e toca para o camisa 11. O craque brasileiro chega na linha de fundo, olha para a área e toca atrás para Marcelo, que finaliza de primeira e aumenta a vantagem do Brasil
21min -UUHHH!!! Leandro Damião é lançado na esquerda, domina bem, entra na área e bate cruzado para a defesa de Howard18min - QUE PERIGO!!! Johnson faz grande jogada pela esquerda e cruza na segunda trave para Gomez, que cabeceia, a bola passa por Rafael e Rômulo quase em cima da linha manda para escanteio
25min - QUASE!!! Oscar toca para Marcelo na ponta esquerda, ele tenta encobrir o goleiro e Howard dá um tapa na bola. Hulk pega a sobra, bate rasteiro para a pequena área e Onyewu manda para escanteio21min - NA TRAVE!!! Linda tabela entre Neymar e Oscar, o camisa 11 entra livre pela esquerda e cruza rasteiro para Alexandre Pato, que de carrinho desvia a bola na trave direita do gol
25min - GOOOOOOL DO BRASIL!!! - Neymar cobra escanteio com precisão, Thiago Silva se antecipa bem e desvia de cabeça no canto direito do gol, aumentando a vantagem brasileira31min - SENSACIONAL RAFAEL!!! Gomez recebe passe na área e bate cruzado para grande intervenção de Rafael. Na sobra Boyd bate forte e novamente o goleiro brasileiro salva no reflexo
29min - QUE BOMBA!!! Donovan finaliza forte de dentro da área com a perna esquerda e a bola passa perto do travessão40min - NO TRAVESSÃO!!! Na cobrança de escanteio Onyewu ganha a disputa de cabeça e acerta o travessão do gol de Rafael
44min - GOOOOOOL DOS EUA!!! - Bradley vê a passagem de Johnson e dá um grande passe para o lateral, que da linha de fundo cruza na pequena área para Gomez empurrar de cabeça para o gol6min- GOOOOOOL DO BRASIL!!! - Alexandre Pato é lançado na área por Marcelo, domina no peito completamente livre e bate cruzado no canto direito para marcar o quarto gol brasileiro na partida

EUA x Brasil

EUA
Howard; Cherundolo (Parkhust), Bocanegra, Onyewu, Fabian Johnson (Castillo) e Edu (Boyd); Bradley, Jones (Beckerman) e Donovan; Gomez e Torres (Dempsey)
Técnico: Jurgen Klinsmann

Brasil
Rafael, Danilo, Juan, Thiago Silva e Marcelo (Alexsandro); Romulo, Sandro, Oscar (Giuliano); Hulk (Casemiro), Neymar (Lucas) e Damião (Pato)
Técnico; Mano Menezes

Data: Quarta-feira, 30 de maio de 2012
Local: FedEx Field, em Washington
Arbitragem: Jeffrey Calderon (CRC)
Auxiliares: Leonel Bermudez e Octavio Carballo (CRC)
Cartões amarelos: Torres e Jones (EUA); Oscar e Marcelo (Brasil)
Gols: Neymar, aos 11 min do 1º tempo, Thiago Silva, aos 25 min do 1º tempo, Gomez, aos 44 min do 1º tempo, Marcelo, aos 6 min do 2º tempo, Pato, aos 42 min do segundo tempo.