Topo

Ativistas do Femen protestam nuas e vestidas de pênis em jardim na Ucrânia

O grupo ativista Femen combate a prostituição na Ucrânia - SERGEY DOLZHENKO/EFE
O grupo ativista Femen combate a prostituição na Ucrânia Imagem: SERGEY DOLZHENKO/EFE

Do UOL, em São Paulo

31/05/2012 08h01

Depois de tentarem roubar a taça da Eurocopa por duas vezes, o Femen, grupo feminista ucraniano contra temas como prostituição, protestou, dessa vez, de forma diferente. Em Kiev, capital do país, duas ativistas seminuas e fantasiadas de pênis, protestaram no jardim da Independência junto a um arranjo de flores que formavam os mascotes da competição. 

A polícia agiu rapidamente e conteve as ativistas. Anteriormente, o grupo já tentou roubar a taça da Eurocopa em exposições pelo país. O Femen é um grupo formado em 2008 contrário ao turismo sexual, agências matrimoniais, prostituição entre outros. Ficou internacionalmente famoso pelos protestos sempre com mulheres seminuas. Seu principal objetivo é "mexer nas mulheres da Ucrânia e torná-las socialmente ativas".

Com 300 membros, o Femen já avisou que combaterá a prostituição no país durante a Eurocopa. Suas ativistas temem que o aumento do fluxo de torcedores no país transforme o país em um "prostíbulo". Elas argumentam que as ucranianas são conhecidas como mulheres lindas e mais suscetíveis à prostituição devido à condição financeira inferior aos grandes centros europeus.

Os torcedores ingleses são seus principais alvos. Para isso já prometeram manifestações na partida entre Inglaterra e Suécia marcada para o dia 15 de junho, em Kiev, e no confronto dos ingleses contra ucranianos, dia 19, em Donetsk.

A Ucrânia vem sendo alvo de turismo sexual nos últimos anos. Com a realização to torneio continental, sete casas noturnas foram abertas em Kiev recentemente. Estima-se com um terço das prostitutas do país sejam viciadas em algum tipo de drogas e 30% sejam soropositivas.

A Eurocopa acontece do dia 8 de junho a 1º de julho na Ucrânia e Polônia.