Topo

Fábio Aurélio volta ao Brasil após 12 anos e mostra ansiedade para estrear no Grêmio

Fábio Aurélio [e] e Zé Roberto [d] em apresentação pelo Grêmio nesta segunda - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Fábio Aurélio [e] e Zé Roberto [d] em apresentação pelo Grêmio nesta segunda Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/06/2012 19h27

Fábio Aurélio foi apresentado pelo Grêmio nesta segunda-feira. O lateral esquerdo de 32 anos, que chegou do Liverpool, estava há 12 anos na Europa. Por isso, se diz ansioso para voltar a jogar nos gramados nacionais e acredita que poderá acrescentar taticamente neste novo desafio.

Fábio Aurélio fica sem camisa no Grêmio

  • Apresentado pelo Grêmio, Zé Roberto quebrou protocolo e tirou a camisa para provar boa forma

No Grêmio, Fábio assina contrato até o fim de 2013. O jogador tem vínculo até o fim deste mês no clube inglês, por isso só poderá estrear no dia 8 de julho, contra o Santos, pela oitava rodada do Brasileirão.

"Terminei a temporada em condições normais. Não joguei tanto por opção técnica. Cheguei de férias, e quando comecei a negociar com o Grêmio passei a treinar por mim. Agora devo seguir as orientações da preparação física. Quando eu tiver condições, quero jogar. Espero seja logo", disse o jogador em sua apresentação oficial.

Fábio saiu do São Paulo no ano 2000, depois passou por Valencia - onde atuou por seis anos - e desde então estava no Liverpool. Sua trajetória recente está marcada por uma série de lesões. No entanto, ele quer esquecer o passado e acrescentar a experiência obtida na Europa.

"Faz 12 anos que estava na Europa. Saí muito cedo, tenho ansiedade para voltar a jogar. Espero que a diferença não seja grande. Acredito que possa acrescentar com experiência. É muito tempo atuando com posicionamento mais defensivo. Este lado mais tático eu trago agora. O equilíbrio entre ataque e defesa", referiu.

A escolha pelo Grêmio se deu por indicação de Lucas Leiva. Ex-colega de Liverpool, o volante falou bem do Grêmio. Além disso, o trabalho com Vanderlei Luxemburgo, que convocou Fábio para a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2000.

"Só me disseram coisas boas. Sei que o clube é sério, que tem um projeto muito grande, que o elenco é qualificado. Todos só disseram coisas positivas", finalizou.

Fábio começará em breve seus treinamentos. O jogador, ao lado de Zé Roberto, são as principais contratações do time tricolor para a segunda temporada do futebol nacional.