Topo

Messi reforça fama de 'carrasco' da seleção, faz 3 gols, e Argentina vence amistoso nos EUA

Messi comemora ao marcar um de seus três gols contra o Brasil, neste sábado - AFP/Emmanuel Dunand
Messi comemora ao marcar um de seus três gols contra o Brasil, neste sábado Imagem: AFP/Emmanuel Dunand

Bruno Thadeu

Do UOL, em Nova Jersey (Estados Unidos)

09/06/2012 17h57

Brasil e Argentina fizeram um amistoso eletrizante neste sábado, em Nova Jersey, com direito a viradas no marcador e um espetáculo apresentado por Lionel Messi. Foram 3 gols do camisa 10, responsável pela vitória dos argentinos por 4 a 3. A partida aconteceu no estádio MetLife, no encerramento da turnê da seleção nos Estados Unidos.

Messi reforça sua condição de indigesto contra brasileiros. Ele já havia eliminado a seleção no Mundial sub-20, em 2005, pelo sub-23 (Olimpíada), em 2008, e vencido o Brasil em amistoso pelo profissional, em 2010.

O amistoso em Nova Jersey recebeu 81 mil espectadores. A organização do estádio distribuiu código de conduta à torcida com algumas proibições curiosas. O torcedor que fosse flagrado xingando seria expulso do estádio. Vuvuzelas, camisetas com inscrições ofensivas e cigarros também foram vetados na área interna.

Em campo, a seleção apresentou maior volume até a metade da primeira etapa. Neymar pediu bola, trocou passes e teve duas boas chances de gol. A Argentina se resumia a tentar contragolpes.

Superior na partida, a seleção abriu o marcador aos 23 min do 1º tempo. Neymar cobrou falta na área, Romulo apareceu livre, dominou a bola e finalizou.

O atacante do Santos deu trabalho à zaga argentina, pedindo pênalti após cair dentro da área.

Messi era figura apagada até os 30 min iniciais. Mas o camisa 10 mostrou por que é craque. Foram dois lances, dois lindos gols.

Na sua primeira jogada de ataque no clássico, Messi arrancou em velocidade e chutou na saída de Rafael, empatando a partida, aos 31 min de jogo. O lance surgiu de um erro de Sandro, que perdeu a bola e proporcionou o contra-ataque.

Três minutos depois, novo gol de Messi, uma cópia do primeiro dele. O mesmo roteiro: Messi recebe a bola em contragolpe, vence a zaga e finaliza tranquilamente, desta vez superando o goleiro Rafael.

Messi pegava a bola e era preciso; Neymar fazia boa partida, aparecendo com intensidade. Ele deu passe para Hulk, mas o atacante desperdiçou grande chance de gol.

Argentina seguia atacando em jogada em velocidade, perdendo chances seguidas de gol no 2º tempo. Os argentinos eram melhores em campo quando o Brasil empatou, com Oscar. Ele tabelou com Damião e chutou dentro da área.

Brasil e Argentina faziam jogo equilibrado na 2ª etapa, com boas chances de gols para as duas equipes.

Hulk fez 3 a 2 para o Brasil. Logo depois, Hernandez empatou. A seis minutos do fim, novamente Messi brilhou, marcando 4  a 3.

O jogo ficou tenso no final. Marcelo e Lavezzi se estranharam e foram expulsos.

MELHORES DO AMISTOSO ENTRE BRASIL X ARGENTINA

MESSI - Messi mostrou sua genialidade. Passou a maior parte do primeiro tempo sem tocar na boal, mas quando acordou fez dois gols. E fez mais um na etapa finalROMULO - Fez um gol, apareceu como meia e ajudou na marcação do meio-campo

PIORES DO AMISTOSO ENTRE BRASIL X ARGENTINA

SANDRO - Vacilou na saída de bola e proporcionou contragolpe e gol de MessiHULK - Errrou bastante nas finalizações ao gol. Poderia ter feito pelo menos 2 gols
PRIMEIRO TEMPOSEGUNDO TEMPO
10 min - Neymar avança e arrisca fora da área. Bola passa perto da meta10 min GOOOL DO BRASIL - Oscar tabelou com Damião e chutou dentro da área
15 min - Passe longo de Oscar para Hulk, que chuta. Romero faz boa defesa19 min - Damião perde gol na frente de Romero.
23 min GOOOOL DO BRASIL - Neymar cobrou falta na área, Romulo apareceu livre e finalizou25 min GOOOL DO BRASIL - Romero não consegue pegar a bola em escanteio. Hulk aproveita e chuta para o gol
31 min GOOOOL DA ARGENTINA - Messi recebe em velocidade e finaliza no canto30 min GOOOL DA ARGENTINA - Fernandez sobe mais do que todos e empata o jogo, de cabeça
34 min GOOOOL DA ARGENTINA - Messi novamente é acionado em contragolpe. Ele dribla Rafael antes de marcar39 min GOOOL DA ARGENTINA - Messi avança e chuta no ângulo, recolocando os argentinos na frente

BRASIL X ARGENTINA

Data: sábado, 9 de junho de 2012
Local: MetLife stadium, em Nova Jersey (Estados Unidos)
Árbitro: Jair Marrufo (EUA)
Assistentes: Eric Boria e Frank Anderson (EUA)
Cartões amarelo: Gago (A), Rafael Silva (B), Danilo (B) Higuain (A), Mascherano (A)
Cartões vermelhos: Marcelo (B) e Lavezzi (A)
Gols: Romulo, aos 23 min do 1º tempo, Messi, aos 31 min e aos 34 min do primeiro tempo e aos 39 min do segundo tempo, Oscar, aos 10 min do segundo tempo, Hulk, aos 25 min do segundo tempo; Hernandes, aos 30 min do segundo tempo.
 

Brasil
Rafael Cabral; Rafael (Danilo), Juan, Bruno Uvini e Marcelo; Sandro, Romulo (Casemiro) e Oscar (Giuliano); Neymar, Hulk (Lucas) e Damião (Pato)
Técnico: Mano Menezes

Argentina
Romero; Zabaleta, Fernandez, Garay e Clemente Rodriguez (Campanaro); Mascherano, Gago, Sosa (Guiñazu) e Di Maria (Aguero); Higuain (Lavezzi) e Messi.
Técnico: Alessandro Sabella